Folha de S.Paulo

Usando canções famosas, dupla de atrizes faz paródia da política brasileira

- Ivan Finotti

Hoje há muitas formas de acompanhar o noticiário, e uma das mais divertidas é vendo os vídeos do Instagram de Livia La Gatto ou de Renata Maciel. Há cerca de um mês, as duas começaram a fazer paródias políticas em cima de canções populares, e o sucesso foi estrondoso.

Atrizes e instrument­istas, elas já compunham letras alternativ­as para músicas conhecidas, como “Temaki California” no lugar de “Hotel California”. Mas foi quando a pergunta “por que Michelle Bolsonaro recebeu R$ 89 mil do Queiroz?” viralizou em todo o país que as coisas mudaram.

Em 24 de agosto, Livia e Renata publicaram um vídeo chamado “Responde pra gente, Bozo”, no qual cantavam um pot-pourri de canções famosas, de Michael Jackson a axé, com todas as letras mudadas para questionar o dinheiro suspeito.

Três dias depois, Caetano Veloso passou a segui-las no Instagram. A dupla comemorou com outro divertido vídeo, só de músicas do Caetano

com as letras mudadas para a comemoraçã­o de serem seguidos pelo astro da MPB.

Paula Lavigne filmou Caetano se deliciando —e se emocionand­o— com as paródias. Resultado: Renata Maciel pulou de 3 mil para 27 mil seguidores em seu perfil @resmaciel. Livia, que já fazia um trabalho reconhecid­o com personagen­s em seu perfil @livialagat­to, saltou de 50 mil para 86 mil.

Desde então, Livia e Renata passaram a se chamar Aquela Dupla e a cada dois ou três dias cantam sobre o fogo no Pantanal, alta do preço do arroz e, na última publicação, de ontem, sobre o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU.

A facilidade com que elas passeiam por qualquer canção impression­a. “Toco violão desde criancinha”, diz Livia. Já Renata é formada em piano clássico. As duas também participam de uma banda de teatro infantil. Ambas com 34 anos, foram morar juntas após o início da quarentena, para economizar no aluguel e nas contas.

O Instagram, elas dizem, é uma forma de apresentar seu trabalho para um número maior de pessoas neste momento em que ir ao teatro ficou tão difícil.

“E também criticar situações horrorosas que estão acontecend­o, mesmo que de maneira leve”, afirma Renata, que faz muito teatro infantil e de rua. Também se apresenta como palhaça e sabe cuspir fogo.

Livia já trabalha com redes sociais há quatro anos. Sua principal personagem nas redes é a argentina Consuelo Dicaboa, que faz tutoriais falidos e cujas dicas não ajudam ninguém. Em maio deste ano, sua imitação de Regina Duarte teve mais de 200 mil visualizaç­ões.

“Ficamos de olho nas notícias para surfar. Às vezes parodiamos uma música só, às vezes é um pot-pourri

Renata Maciel, atriz e humorista

 ?? André Medeiros Martins/Divulgação ?? Renata Maciel e Livia La Gatto, que formam Aquela Dupla
André Medeiros Martins/Divulgação Renata Maciel e Livia La Gatto, que formam Aquela Dupla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil