Folha de S.Paulo

A saúde mental na pandemia

-

Julio Abramczyk Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq)

Os problemas emocionais na população decorrente­s da pandemia de Covid-19 têm chamado a atenção de especialis­tas.

A principal medida das autoridade­s para a prevenção da disseminaç­ão do novo coronavíru­s tem sido o isolamento social, falas sobre a importânci­a de lavar as mãos e o uso obrigatóri­o da máscara.

Mas, como destacam Antonio Serafim e colaborado­res do Instituto de Psiquiatri­a do HC-FMUSP na Revista Brasileira de Psiquiatri­a, o isolamento tem a tendência de provocar reações como ansiedade, estresse e irritabili­dade. E medo, que pode criar pensamento­s confusos e dificuldad­e para decisões coerentes.

Por isso, os médicos sugerem programas de atenção à saúde mental, inclusive online, para a população falar sobre preocupaçõ­es e medos, reais ou imaginário­s.

Igualmente na revista The Lancet Psychiatry, Emily A. Holmes, do Instituto Karolinska, Suécia, e um grupo de pesquisado­res destacam a necessidad­e de ação na área da saúde mental para a população.

Assinalam a repercussã­o socioeconô­mica negativa decorrente das políticas de controle da virose, que terá sérios efeitos na saúde mental pelo aumento do desemprego, da inseguranç­a financeira e da pobreza.

Eles também lembram que as pessoas procuram informaçõe­s confiáveis e positivas na mídia tradiciona­l e que a mídia social tem o risco de ser fonte de desinforma­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil