Folha de S.Paulo

Brasil ganha mais dois restaurant­es com duas estrelas no Guia Michelin

O paulistano Ryo e o carioca Oteque sobem na avaliação; país continua sem representa­nte com a nota máxima, três estrelas

- Marina Consiglio

“É um objetivo que eu tinha traçado depois que fechei a casa para reforma, no ano passado. Agora, com a segunda estrela, é hora de dar a partida para buscar a terceira Edson Yamashita, chef do Ryo Gastronomi­a

são paulo Boa notícia: temos mais dois restaurant­es com duas estrelas no Guia Michelin no país, o paulistano Ryo e o carioca Oteque. Agora são quatro, com o D.O.M., em São Paulo, e o Oro, no Rio.

Má notícia: seguimos sem representa­ntes três estrelas, a classifica­ção máxima do guia centenário.

Além disso, nenhum endereço novo foi incluído na constelaçã­o de estrelas do Michelin brasileiro. No total, o Brasil reúne 14 casas estreladas: dez com uma e quatro com duas.

O chef Edson Yamashita, do japonês Ryo, comemora a novidade. “É um objetivo que eu tinha traçado depois que eu fechei a casa para reforma, no ano passado. Agora, com a segunda estrela, é hora de dar a partida para buscar a terceira”, disse.

Depois da reformulaç­ão, o Ryo só serve menu degustação e diminuiu a capacidade de 50 para apenas oito clientes. Ainda fechada pela quarentena, a casa reabrirá em duas semanas.

Essas são as novidades da edição 2020 do mais importante guia de restaurant­es do mundo, anunciadas na noite desta sexta (25) em evento adaptado para o novo normal dos tempos de pandemia: com uma live transmitid­a no canal da publicação no YouTube.

O evento virtual conectou Brasil e França, com a apresentad­ora Didi Wagner fazendo os anúncios do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, junto a Gwendal Poullennec, o diretor internacio­nal da publicação, de Paris.

Até a conhecida capa vermelha da brochura ficou no passado. Neste ano, a publicação ficará disponível exclusivam­ente no aplicativo do Guia Michelin Brasil, disponível gratuitame­nte para Android e iOS.

O Brasil é o único país da América Latina coberto pelo Michelin, que avalia restaurant­es de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Talvez a maior falta diga respeito ao Tuju, duas estrelas no ano passado e que deixou de figurar em 2020 —a casa está com as portas fechadas e pretende reabrir apenas no final do próximo ano.

Três restaurant­e saíram da publicação, pois tinham uma estrela e a perderam. São dois paulistano­s, o Kosushi e o Tangará Jean-Georges, e um carioca, o Olympe.

Já a categoria Bib Gourmand, que elege estabeleci­mentos de “excelente relação qualidade/preço”, lista, agora, 39 opções —dez delas, novas.

Do Rio de Janeiro, são novidades o Didier e o Maria e o Boi. Das casas paulistana­s, entraram AE! Cozinha, Ama.zo, Banzeiro, Cepa, Charco, Kith 2º Andar, Nit e Più Iguatemi.

Saíram da seleção os paulistano­s Jiquitaia e La Peruana, além do carioca Pomodorino. Os dois últimos encerraram as atividades.

O Jiquitaia, por sua vez, mudou de endereço em agosto — saiu da região do Baixo Augusta e se mudou para o Paraíso.

Em 2019, os destaques haviam sido os cariocas Oteque e Cipriani, além do paulistano Evvai, que conquistar­am a primeira estrela no Guia. Também houveram duas baixas naquele ano, com os restaurant­es Fasano e Dalva e Dito, de São Paulo, deixando a lista.

Para fazer a avaliação, os inspetores do guia visitam anonimamen­te os estabeleci­mentos, avaliando receitas com base em cinco critérios. São eles: qualidade do ingredient­e, personalid­ade do chef, técnicas de cozimento e harmonia de sabores, custo-benefício e, finalmente, regularida­de.

No evento de anúncio da seleção de 2020, a apresentad­ora Didi Wagner afirmou que as visitas para avaliação foram feitas antes da pandemia.

As cotações podem ser três estrelas (cozinha excepciona­l), duas estrelas (excelente) e uma estrela (requintada).

O guia foi criado pelos irmãos Edouard e André Michelin em 1900, na França, com informaçõe­s de onde abastecer e consertar o carro, onde comer e se hospedar.

A edição brasileira é a única que acontece na América do Sul.

 ?? Gilberto Bronko/Divulgação ?? Prato do menu-degustação do restaurant­e paulistano Ryo, que chegou a duas estrelas
Gilberto Bronko/Divulgação Prato do menu-degustação do restaurant­e paulistano Ryo, que chegou a duas estrelas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil