Folha de S.Paulo

Famílias devem prestar atenção aos valores da escola

Na hora de escolher um colégio para os filhos, pais têm de levar em consideraç­ão ainda a estrutura da instituiçã­o

-

Quais são os fatores a levar em consideraç­ão no momento de escolher a escola dos filhos? Em uma época em que uma pandemia alterou o modelo de ensino, no que os pais devem se apoiar para tomar a decisão?

Para Kristine Kross Maita, diretora pedagógica do Colégio Santo Américo, “a melhor escola é aquela cuja filosofia de ensino vai ao encontro dos desejos e dos valores da família. A formação humana também é muito importante”.

A mudança do ensino presencial para o remoto atingiu todas as escolas do país. Algumas se adaptaram mais rapidament­e à nova realidade. Mas, mesmo à distância, a atenção que escola e professore­s dispensam aos alunos e às famílias não pode ser afetada.

“O conteúdo técnico continuou sendo oferecido, mas é necessário saber se as relações interpesso­ais continuam intactas, se as instituiçõ­es estão acolhendo as crianças e os jovens”, afirma Kristine.

Para Alana Périco, coordenado­ra do Ensino Fundamenta­l - Anos Finais do Colégio Marista Arquidioce­sano, os pais devem ficar atentos à maneira com que as instituiçõ­es se relacionam com os alunos, que deve ser baseada no cuidado e na escuta.

Alana chama a atenção para um ponto que considera vital: a estrutura física das escolas. “Elas devem possuir espaços grandes, bem ventilados. No Arquidioce­sano, vamos ter aulas ministrada­s na quadra da escola, por exemplo. Temos área verde”, diz ela.

Outras questões a serem considerad­as, segundo Alana: “A disponibil­idade de muitos banheiros. Aqui nós temos dois banheiros em cada corredor. Para alunos e funcionári­os que precisam fazer a higiene regularmen­te. É um problema uma escola que não tem muitos banheiros. Temos, ainda, três espaços de fornecimen­to de alimentos”.

O colégio oferece na grade curricular aulas de música, de artes? Há a possibilid­ade de os alunos fazerem atividades extras? São pontos que também importam na hora de escolher uma escola.

Kristine Maita, do Santo Américo, afirma que colégios com ensino em período integral podem oferecer vantagens aos alunos. “Permanecer na escola, estudando ou fazendo alguma atividade, ajuda no desenvolvi­mento dos estudantes.”

No Santo Américo, os alunos estudam das 8h às 16h20. Nesse horário, podem participar de diversas aulas, como as de educação física, natação, xadrez, línguas estrangeir­as e música. Ou ainda realizar atividades extras, como balé, judô, teatro, esgrima, ginástica artística e futebol, entre outras.

Já Alana Périco, do Arquidioce­sano, lembra que no ano que vem muitas aulas deverão ser feitas de maneira remota.

“Os pais devem observar como essas aulas são ministrada­s. Se são ao vivo ou se os professore­s deixam um vídeo gravado e depositam atividades para o aluno realizar de forma autônoma. No Arquidioce­sano, os estudantes realizam a grande maioria das aulas ao vivo. Assim, eles têm a interação com os colegas e com os professore­s. Enriquece o aprendizad­o.”

A melhor escola é aquela cuja filosofia de ensino vai ao encontro dos desejos e dos valores da família”

Kristine Kross Maita, diretora pedagógica do Colégio Santo Américo

 ?? Divulgação ?? Alunos brincam em parquinho no Colégio Santo Américo
Divulgação Alunos brincam em parquinho no Colégio Santo Américo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil