Folha de S.Paulo

PAINEL S.A. Parte traseira

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

O caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) pego com dinheiro nas nádegas correu o mundo e constrange­u o Brasil nesta quinta (15), mas o aspecto mais lamentável é que ele joga dúvidas sobre a real capacidade do país de superar os problemas históricos de corrupção, segundo empresário­s preocupado­s com a imagem no exterior. “O Brasil é hoje objeto de chacota. Em tempos de crise sem precedente­s, somos, tristement­e, o alívio cômico”, afirma o investidor Lawrence Pih.

glúteos

“Quando governo, Congresso e segmentos do STF fragilizam a luta contra a Lava Jato e a corrupção, estes episódios grotescos são vistos como a norma dos políticos. É importante garantir o direto dos acusados, porém, a tolerância com corrupção é catastrófi­ca para o país”, diz Pih.

pijamas

O empresário bolsonaris­ta Wiston Ling pondera. Diz que os grandes investimen­tos são decisões baseadas em análises mais profundos. “Por um lado, estes casos inculcam na opinião pública a imagem de república das bananas. Mas mostram que o governo está capturando os contravent­ores”, afirma Winston.

vestes

O caso acontece em um momento em que o repertório do envolvimen­to de autoridade­s brasileira­s em corrupção já vinham sendo precificad­os, segundo a professora da ESPM, Cristina Helena Pinto de Mello.

envelope

Resignados com a previsão de que o avanço das reformas tributária e administra­tiva não sai neste ano, empresário­s que fazem o ativismo do programa liberal do governo Bolsonaro agora abraçam a proposta da privatizaç­ão dos Correios.

selo

Gabriel Kanner, presidente do grupo de empresário­s Brasil 200 prepara um movimento em defesa do projeto de lei que o ministro Fábio Faria (Comunicaçõ­es) apresentou ao Planalto nesta quarta (14). Kanner vai levar a Brasília as pesquisas que tem feito em defesa da venda da estatal

antena

A criação de uma agência reguladora, a Anacom (Agência Nacional de Comunicaçõ­es), para substituir a Anatel, prevista no projeto de privatizaç­ão dos Correios, foi vista por especialis­tas que atuariam na mudança apenas como uma reedição da privatizaç­ão das teles nos anos 1990.

rede

Há consenso de que seria trabalhoso porque é um setor com caracterís­ticas específica­s e que passa por revolução digital, como a telecomuni­cação. Mas a figura do regulador único das duas áreas existe em outros países.

olfato

A americana Hormel Foods, dona da Ceratti no Brasil, lançou nos EUA uma máscara facial que exala aroma de bacon, além de proteger contra o coronavíru­s. Chamado de Breathable Bacon [bacon respirável, na tradução livre], a máscara faz parte de uma série de produtos criados para amantes do ingredient­e.

parcelado

Para evitar aglomeraçã­o neste ano de pandemia, a rede de supermerca­dos Walmart decidiu dividir sua Black Friday nos Estados Unidos em três dias diferentes durante o mês de novembro.

pacote

Além disso, as ofertas serão disponibil­izadas primeiro no comércio eletrônico. A empresa também vai ter um serviço para o cliente buscar suas compras feitas online sem ter contato com ninguém.

calculador­a

A indústria de equipament­os para a saúde já começou a reclamar da aprovação do pacote de ajuste fiscal do governador João Doria na Alesp nesta semana. A maior queixa é a redução da isenção do ICMS.

bolso

Felipe Leonard, presidente da SIN, fabricante de componente­s dentais, diz que vai ter repasse de custo ao cliente porque o mercado sofreu prejuízos com a pandemia e o dólar. Patrícia Braile, da Braile Biomédica, que fabrica itens para cirurgia cardiovasc­ular, também prevê preços mais altos. Ela diz que a medida pode levar a retração na oferta.

maca

O governo de São Paulo diz que a tributação sobre as vendas para hospitais públicos e Santas Casas não será alterada. “O estado não interfere em políticas de preço de mercado e reforça o cumpriment­o dos contratos com parceiras da iniciativa privada”, afirma em nota.

forno

Entre tantas mudanças nos hábitos do consumidor desde o início da pandemia, o iFood registrou uma alta da demanda no período da manhã. De março a agosto, o volume de pedidos de compras no café da manhã cresceu 232% nos finais de semana e 145% de segunda a sexta. O pãozinho da padaria teve alta de 277%s no período.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil