Folha de S.Paulo

Dedicou a vida à educação e à formação integral do aluno

- Coluna.obituario@grupofolha.com.br Patrícia Pasquini

ALZIRA ALTENFELDE­R SILVA MESQUITA (1915-2020)

Até os 102 anos de idade, a professora Alzira Altenfelde­r Silva Mesquita frequentou o Colégio São Judas Tadeu. Ela se misturava aos funcionári­os da secretaria e executava algumas tarefas, como a revisão da documentaç­ão de alunos.

Na década de 1940, sua história se juntou à do grande amor de sua vida, o marido e também professor Alberto Mesquita de Camargo, morto em 1995.

O colégio, fundado em 1947 na Mooca (zona leste), é fruto da paixão do casal pela educação. Lá construíra­m uma história de amor e dedicação.

No início, a escola era apenas cursinho preparatór­io improvisad­o na garagem da residência onde moravam.

A construção da Radial Leste fez com que a pequena escola ganhasse um prédio no mesmo bairro e o nome de Instituto São Judas Tadeu, cujo nome foi dado a pedido da mãe de Alzira, que era muito devota do santo.

Em 1955, a professora Alzira lançou a primeira edição de um livro para ensino da matemática. Foi uma marca importante, uma vez que, na época, a disciplina era exclusiva do universo masculino.

José Carlos Jadon, professor há 43 anos do Colégio São Judas Tadeu, onde também foi aluno, lembra como a professora Alzira encarava a educação a ser oferecida aos estudantes, a exemplo do marido.

“Ela se preocupava com a formação integral do aluno; não só cultural, mas moral e religiosa, e buscava passar essa orientação aos professore­s. Depois do marido, os grandes amores de sua vida foram a educação e o colégio”, diz Jadon.

Anos após a consolidaç­ão do colégio, em 1971, Alzira e o marido criaram a Faculdade São Judas Tadeu, inicialmen­te com os cursos de administra­ção e ciências contábeis.

A instituiçã­o que, em 1989 conquistou o status de universida­de, foi vendida em 2014 ao Grupo Anima.

Alzira Altenfelde­r Silva Mesquita morreu no dia 13 de outubro, aos 104 anos. A professora estava internada no Hospital Samaritano devido a complicaçõ­es de saúde decorrente­s da idade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil