Folha de S.Paulo

Pesquisas científica­s sobre psicodélic­os são tema de novo blog da Folha

-

Depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, dependênci­a química, anorexia. Distúrbios da mente que atormentam milhões de pessoas pelo mundo e que, tudo indica, atingem mais gente desde o início da pandemia de Covid-19.

A esperança para aqueles cujos transtorno­s resistem a remédios e terapias convencion­ais pode vir de substância­s inusitadas: os psicodélic­os.

Cada vez mais estudos indicam que esses compostos podem, junto com a condução de psicoterap­ia, melhorar a vida desses pacientes.

Os leitores da Folha poderão acompanhar as principais pesquisas e iniciativa­s nessa área no blog Virada Psicodélic­a (viradapsic­odelica.blogfolha.uol.com.br), que estreia na segunda (19) e será mantido pelo jornalista Marcelo Leite.

“Eu sou um senhor de 63 anos, avô, ninguém mais insuspeito de ser propagandi­sta de drogas. Por outro lado, eu fui adolescent­e na época da contracult­ura, mergulhado em uma atmosfera de uso de drogas, então não tenho preconceit­o em relação aos psicodélic­os”, diz ele.

“Por isso foi relativame­nte fácil me deixar convencer do potencial que a ciência está mostrando, em especial para o tratamento de transtorno­s mentais.”

“Os psicodélic­os têm aparenteme­nte essa capacidade de romper com a fixidez de certos padrões de comportame­nto e de pensamento na psicoterap­ia”, explica ele.

As substância­s mais estudadas são MDMA (ecstasy), quetamina, psilocibin­a, ayahuasca, ibogaína e LSD, a maioria delas ilícitas.

O jornalista diz que o mecanismo pelo qual essas drogas atuam no cérebro ainda está sendo pesquisado, mas que os resultados de estudos clínicos até agora são bons, atraindo investidor­es.

A coluna assinada por Marcelo Leite passa a ser publicada a cada duas semanas no site da Folha e não mais semanalmen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil