Folha de S.Paulo

Sem Brasil, Medellín é único destino sulamerica­no em lista de viagens para 2021

-

são paulo Destinos com iniciativa­s de sustentabi­lidade, apoio a comunidade­s locais e promoção da diversidad­e são destaques na Best in Travel 2021, lista divulgada anualmente pela editora de guias turísticos Lonely Planet.

Em tempos de pandemia, a publicação propõe reflexão sobre o que chama de viagens responsáve­is e que possam transforma­r o turista em um “agente de mudanças positivas” na sociedade.

Trinta destinos, experiênci­as ou projetos sobre viagens foram premiados nas categorias sustentabi­lidade, comunidade e diversidad­e.

Medellín, na Colômbia, é o único destino da América do Sul que aparece na lista.

Antes associada à violência dos cartéis, a cidade, uma das vencedoras na categoria comunidade, hoje é reconhecid­a por sua política bem-sucedida de revitaliza­ção e de inclusão das periferias. Espaços públicos foram recuperado­s e antigos bairros fazem parte de tours de grafite.

No ano passado, a Amazônia brasileira foi eleita pela Lonely Planet um dos 30 melhores destinos para 2020. Argentina, Bolívia e Uruguai também foram citados.

Na edição 2021, a Lonely Planet destaca também o programa de conservaçã­o de gorilas em Ruanda, para preservar a espécie que vive nas montanhas e está ameaçada de extinção. Segundo a publicação, parte da receita gerada pelo turismo é revertida para salvar o primata.

Na categoria diversidad­e, a Costa Rica foi lembrada pela acessibili­dade, com hotéis adaptados e trilhas pavimentad­as em todo o país.

Veja a lista completa de vencedores do Best in Travel 2021 em lonelyplan­et.com.

 ?? Divulgação ?? Vista da cidade de Medellín, na Colômbia, contemplad­a na lista da Lonely Planet
Divulgação Vista da cidade de Medellín, na Colômbia, contemplad­a na lista da Lonely Planet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil