Folha de S.Paulo

Com 129 vitórias, Ratinho Jr. é maior cabo eleitoral do PSD

No Paraná, governado pelo empresário, sigla fez quase um terço das prefeitura­s

- Abinoan Santiago

florianópo­lis | uol Com 655 prefeitura­s conquistad­as em 2020, o PSD virou o terceiro partido com mais municípios comandados no país, apenas atrás de MDB e Progressis­tas.

A maior parte do resultado se deve ao Paraná. A legenda saiu vitoriosa em 129 prefeitura­s do estado, quase um terço das 399 em disputa, tendo como principal cabo eleitoral o governador Ratinho Júnior, eleito em 2018.

Ele desbancou o último legado de seu ex-aliado e antecessor, o ex-governador Beto Richa (PSDB). Os tucanos lideravam em número de prefeitos no Paraná.

A última prefeitura a ser conquistad­a pelo PSD no estado foi Ponta Grossa, com a vitória de Elizabeth Schmidt, 69, no segundo turno.

Com o partido no governo do estado, o PSD somou mais 101 prefeitos na legenda paranaense em comparação com 2016, quando conquistou 28. Quatro anos antes, com Richa governador, o PSDB elegeu 68. Em 2020, apenas 17 tucanos conseguira­m esse feito.

Ratinho Júnior, que é presidente estadual do PSD, disse ao UOL que o número de eleitos é resultado da aprovação do governo local.

A última pesquisa Ibope que divulgou a avaliação da gestão do político é de 22 de outubro e abrangeu somente Curitiba: 16% a considerar­am ótima, 39% boa, 29% regular, 7% ruim e 6% péssima; 3% não respondera­m.

O outro motivo, segundo Ratinho Júnior, foi a estratégia de tirar de outros partidos candidatos bem avaliados, como foi o caso de Ulisses Maia, de Maringá. Ele venceu em 2016 com o PDT, mas mudou para o PSD em busca da reeleição, que veio no primeiro turno.

Mesmo como maior cabo eleitoral do PSD no país neste ano, Ratinho acha que o número de prefeitos no palanque em busca de eventual reeleição não será determinan­te.

De maior partido do Paraná, o PSDB virou coadjuvant­e. Com a eleição de Richa ao governo, em 2010, acumulava representa­ção no Senado e as maiores bancadas estadual e municipal de Curitiba.

O panorama virou em 2018, com as três prisões de Richa, suspeito de lavagem de dinheiro e corrupção. A primeira aconteceu em setembro de 2018, menos de um mês antes da votação para o Senado.

O tucano, em segundo nas pesquisas, acabou derrotado. O filho, Marcello Richa, também não se elegeu deputado estadual. Além da queda drástica em prefeitos, o PSDB não conseguiu eleger nenhum vereador em Curitiba em 2020.

Para Bruno Bolognese, professor do departamen­to de ciência política da Universida­de Federal do Paraná, o pleito é também a derrota do grupo de Jaime Lerner, ex-governador (1995-2002).

“O PSD teve mais sucesso que o PSDB com o Richa no auge porque, antes de ser governador, Ratinho foi secretário das Cidades, pasta fundamenta­l no interior, com envolvimen­to grande com os prefeitos. Qualquer outro político escolheria Casa Civil.”

“Ele foi mais astuto do que ambicioso. Fez o que os prefeitos queriam: pontes, estradas e postos de saúde. É o que dá voto e capitalizo­u mais”, diz Bolognese. Procurado, o PSDB não se manifestou.

“O PSD conseguiu ter mais sucesso que o PSDB com o Richa no auge porque, antes de ser governador, Ratinho foi secretário das Cidades, uma pasta fundamenta­l no interior, com envolvimen­to muito grande com os prefeitos. Qualquer outro político escolheria Casa Civil, por exemplo

Bruno Bolognese professor do departamen­to de Ciência Política da Universida­de Federal do Paraná

 ?? Henry Milleo - 9.abr.19/UOL ?? O governador paranaense, Ratinho Jr.
Henry Milleo - 9.abr.19/UOL O governador paranaense, Ratinho Jr.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil