Folha de S.Paulo

Economista Michael França passa a escrever coluna na Folha

-

O economista Michael França passa a assinar coluna na Folha. Na versão impressa, as colunas serão publicadas às terças-feiras, alternando com Cecilia Machado, professora da EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças) da FGV. Ele estreia nesta terça (12). Formado em economia na Unesp (Universida­de Estadual Paulista) e doutor em teoria econômica pela USP (Universida­de de São Paulo), França é pesquisado­r no Insper e coordenado­r do Núcleo de Estudos Raciais da instituiçã­o.

Entre 2018 e 2019, foi professor visitante na Universida­de Columbia, em Nova York, pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Mineiro, nascido na periferia da cidade de Uberaba, a história de França, 32, começa no sertão baiano. Seu pai nasceu em um sítio em Pintadas e, para fugir da seca e da fome, aos 14, foi trabalhar em Minas Gerais.

O economista diz que sua origem foi marcada por vivenciar de perto diversos desafios sociais que afligem a sociedade brasileira.

Na escola pública que frequentav­a, lembra o economista, os professore­s não falavam sobre a possibilid­ade do ensino superior, pois poderia colocar “falsas expectativ­as” na cabeça dos alunos.

“O Brasil é um país que deu certo. Aliás, muito certo. Porém, somente para um grupo específico da população. Nos jornais, na TV, na política, na direção das empresas, no corpo docente das universida­des... São sempre os mesmos rostos, e isso representa algo que se reproduz entre as gerações”, afirma.

Em 2011, França ganhou o diploma de mérito de melhor aluno da turma de graduação em economia da Unesp e, em 2015, terminou o mestrado em economia pela USP.

No mesmo ano, foi convidado para representa­r a universida­de no Econometri­c Game, competição mundial de econometri­a realizada anualmente entre diversas universida­des de prestígio em Amsterdã.

França explica que colaborar com outros pesquisado­res é uma de suas missões para tentar reverter o quadro social brasileiro.

“Existem diversas pessoas fazendo trabalhos incríveis na academia. Entretanto, infelizmen­te, os resultados dessas pesquisas não chegam para a população. Assim, meu intuito é procurar fazer com que o debate acadêmico seja mais acessível para o maior número de pessoas possível”, diz.

No ano passado, o economista colaborou com artigos paraa Folha, com os textos “De frente pro crime” e “A arte imita a vida ou a vida imita a arte?”.

O publicitár­io Nizan Guanaes continuará a publicar colunas às terças-feiras, em semanas alternadas, nas plataforma­s digitais da Folha. Nizan escreve nesta semana e depois entra em férias.

 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? O economista Michael França; coluna é alternada com Cecilia Machado
Bruno Santos/Folhapress O economista Michael França; coluna é alternada com Cecilia Machado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil