Folha de S.Paulo

SP e Bahia buscam ação para minimizar impacto da Ford

Estados querem reinserir trabalhado­res no mercado ao atrair nova montadora

- Fernanda Brigatti

O governo de São Paulo criou uma força-tarefa para tratar dos impactos do fechamento da fábrica da Ford em Taubaté, município na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Serão duas frentes: uma para atender os metalúrgic­os, outra para buscar investidor­es interessad­os na fábrica.

A secretária de Desenvolvi­mento Econômico do estado, Patricia Ellen, disse à Folha que se reunirá na terça (12) com o prefeito de Taubaté, João Saud (MDB), para definir um plano de mitigação dos efeitos do fechamento da fábrica para a cidade.

Na Bahia, onde o fechamento da fábrica de Camaçari deve ser imediato, o governador Rui Costa (PT) anunciou a criação de um grupo de trabalho para atrair uma nova montadora para o estado.

Em São Paulo, a força-tarefa, segundo Ellen, incluirá ainda a Secretaria de Desenvolvi­mento Regional, o Investe SP (agência de fomento do governo do estado), centrais sindicais e associaçõe­s representa­tivas.

“O prefeito [de Taubaté] virá pessoalmen­te para criarmos um plano de mitigação do impacto para os trabalho”, diz Ellen. “Essa força-tarefa deverá ter ações tipicament­e de recolocaçã­o de trabalhado­res, como cursos de qualificaç­ão.”

A fábrica da Ford em Taubaté tem cerca de 830 funcionári­os, que produzem motores e transmissõ­es. A unidade ainda não será imediatame­nte desativada. Segundo o comunicado da montadora, isso ocorrerá ao longo deste ano.

Patricia Ellen diz que, junto da Investe SP, a gestão estadual quer articular uma “destinação que permita o impulsiona­mento econômico da região.”

A notícia de que a Ford fecharia todas as fábricas no Brasil chegou ao governo de São Paulo por meio de uma conferênci­a telefônica com o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters.

“Nós lamentamos, obviamente, mas [a decisão] vem de uma série de notícias da reestrutur­ação global que a Ford está fazendo”, afirma.

Ellen destacou que a montadora ainda manterá cerca de 1.400 funcionári­os no Brasil, metade dos quais em São Paulo. Em Tatuí, a empresa manterá o campo de provas. A unidade administra­tiva, que funcionava em São Bernardo do Campo, foi transferid­a para a capital depois do fechamento da fábrica do ABC paulista.

Mais cedo, o governador João Doria disse, via Twitter, lamentar a decisão da Ford.

Em nota, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que já ter iniciado articulaçõ­es para atrair investimet­nos para a fábrica.

 ?? Sergio Tomisaki - 6.ago.90/Folhapress ?? FUncionári­os na unidade da Ford em SP, nos anos 1990
Sergio Tomisaki - 6.ago.90/Folhapress FUncionári­os na unidade da Ford em SP, nos anos 1990

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil