Folha de S.Paulo

SOBRE O ASFALTO

- Com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

A discussão sobre a abertura de um processo de impeachmen­t de Jair Bolsonaro pode ganhar temperatur­a —mas não, por enquanto, velocidade. A OAB, considerad­a a principal entidade que poderia desencadea­r o processo, já debate internamen­te o tema. No entanto, acredita que seu andamento depende da pressão popular.

asfalto 2

“É preciso abrir a discussão, porque os fatos [que envolvem Bolsonaro em eventual crime de responsabi­lidade] são graves. Mas o ritmo dela será ditado pelas ruas e pelo Congresso Nacional”, diz o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

asfalto 3

Lideranças que devem ter poder de decisão sobre o tema pensam a mesma coisa. E acreditam que, depois do início da campanha de vacinação contra o novo coronavíru­s, protestos podem ganhar impulso.

breque

O procurador-geral da República, Augusto Aras, está sob pressão para pedir investigaç­ão contra Jair Bolsonaro por causa das declaraçõe­s atacando a confiabili­dade das urnas eletrônica­s —e, portanto, das eleições brasileira­s. Aras, no entanto, não deve tocar o assunto adiante.

lista

Em vez disso, ele abriu uma discussão interna para que a PGR (Procurador­ia-Geral da República) encaminhe propostas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com medidas que enterrem de vez a discussão sobre a confiabili­dade das urnas.

fila

O Hospital das Clínicas de SP já começa a se preparar para a vacinação de cerca de 25 mil de seus 40 mil funcionári­os —justamente os mais expostos aos ambientes de circulação do novo coronavíru­s.

fila 2

Seringas e agulhas já estão sendo reservadas e a estrutura para o registro dos vacinados também. Dependendo da quantidade de doses da Coronavac que será disponibil­izada, o hospital acredita que poderá completar a vacinação em poucas semanas.

lupa

A Prefeitura de São Paulo finaliza nesta semana novo estudo sorológico sobre a prevalênci­a do novo coronavíru­s na cidade —ou seja, para saber o percentual de pessoas que já foram infectadas, ainda que não tenham desenvolvi­do a doença.

lupa 2

Os resultados vão orientar o prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) sobre medidas como a volta às aulas —se ela será remota ou presencial.

chamada

Caso o percentual de infectados do estudo seja alto, maiores serão as chances de volta às salas de aula.

chamada 2

Segundo especialis­tas que acompanhar­am a discussão sobre o tema em 2020, dois fatos jogam a favor de uma espera maior pelo retorno presencial: a proximidad­e do começo de uma campanha de vacinação, que reforçará o discurso dos que defendem uma espera maior antes da reabertura das classes —e a distribuiç­ão de 465 mil iPads para os alunos, que facilitará o acesso a aulas remotas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil