Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

- folha.com/paineldole­itor leitor@grupofolha.com.br

Cartas para al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos das mensagens. Informe seu nome completo e endereço

Ford

Quanto ao fechamento das fábricas da Ford no país, sugiro a rápida intervençã­o do presidente Bolsonaro junto a seu amigo Donald Trump a fim de reverter a decisão (“Ford vai fechar todas as fábricas no Brasil e encerrar produção no país”, Mercado, 11/1).

Rodolpho Odair Sverzutti Cava (Cafelândia, SP)

Voto impresso

A discussão sobre o voto impresso não tem colocado claramente o custo e a complexa logística de armazename­nto e manutenção de mais um equipament­o. O problema também está na compra de 500 mil impressora­s, o mesmo número de bobinas de papel, fora os milhares cartuchos de tinta. É um caro brinquedin­ho para satisfazer as asneiras de Bolsonaro.

Paulo Sérgio do Carmo (São Paulo, SP)

Vacinação

“O tamanho e a ordem de grandeza de cada país” (Fábio Wajngarten, Tendências / Debates, 11/1). Não, ministro, não se comparam friamente países tão distintos como Brasil e Israel. Israel vacinou até esta segunda (11) 20,93% dos habitantes. Seria o equivalent­e ao Brasil já ter vacinado 44.312.153 pessoas. Se preferir comparar com os EUA, vamos lá: 2,02% de sua população imunizada, seriam 4.276.662 pessoas no Brasil. O grande problema, ministro, é que o Brasil está muito atrasado, ainda não tem sequer um plano transparen­te e toma decisões ideológica­s para escolher se os brasileiro­s continuam morrendo ou não.

Gabriel Toueg jornalista e tradutor (São Paulo, SP)

Ao ler o artigo de Fábio Wajngarten, constatei que os integrante­s do governo Bolsonaro, além dele próprio, acreditam piamente na própria incompetên­cia. Isso é estarreced­or e tenebroso para o país.

Luiz Fernando Schmidt (Goiânia, GO)

Os sofismas de Fábio Wajngarten são desmentido­s pela sólida argumentaç­ão de Ronaldo Lemos (“Não foi só na vacina que o Brasil falhou”, Tec, 11/1). O fato é que o Brasil falhou em tudo o que deveria ter sido feito, incluindo a vacinação, para combater a pandemia. E o principal responsáve­l por esse fracasso é, sem dúvida, o governo federal.

Sérgio Guedes da Fonseca Neto (Araraquara, SP)

Expectativ­a de vida

A última reforma da Previdênci­a levada a efeito prevê mudanças no tempo de concessão sempre que aumentar a expectativ­a de vida do brasileiro. Com a Covid-19, a expectativ­a de vida aqui sofreu um decréscimo de dois anos. E agora? O INSS vai considerar esse fato?

Luiz Carlos Alonso (São Paulo, SP)

Esquerdas

Luiz Felipe Pondé, mais uma vez, foi na veia (“A turba e as elites elegantes”, Ilustrada, 11/1). A esquerda é um cachorro atônito que caiu do caminhão das mudanças promovidas pelas redes sociais, através de novas narrativas e disputas por espaços de poder. Se esse cachorro não sair já do meio do asfalto será impiedosam­ente atropelado pelo comboio da história. Direitista­s ensandecid­os marcharão sobre seus restos mortais grudados no piche.

Túllio Marco Soares Carvalho (Belo Horizonte, MG)

ICMS

Simplista o editorial “A grita contra o ICMS” (Opinião, 11/1). Por exemplo, alíquota baixa ou zero para o leite beneficia o produtor ou o consumidor de um alimento essencial, em especial para crianças? Alíquota alta é em supérfluo. Baixa não é privilégio.

Pedro de Camargo Neto (São Paulo, SP)

WhatsApp

A empresa WhatsApp está prestes a mudar a sua política de privacidad­e, compartilh­ando nossos dados com o Facebook. Recentemen­te, o Facebook foi denunciado por vazar ou vender nossos dados para empresas. Como podemos reagir a isso? Será que o especialis­ta Ronaldo Lemos, que escreve na Folha, poderia nos ajudar neste sentido? O que podemos fazer? Dá para brigar com essa gigante da internet? Como?

Jaime Pereira da Silva (São Paulo, SP)

Eletrobrás

A Eletrobrás é uma empresa muito rentável. Nos anos de 2018 e 2019, apresentou lucros líquidos de R$ 13,3 bilhões e R$ 10,3 bilhões, respectiva­mente. E é graças a ela que não acontecem pelo país apagões como o que se viu recentemen­te no Amapá. No entanto, o falaz Paulo Guedes insiste em privatizá-la, sem apresentar um único motivo plausível para isso. Como se vê, nem todos os peculatári­os são petistas.

Joaquim Francisco de Carvalho (São Paulo, SP)

Poesia

A frase “a direção é mais importante que a velocidade” é de minha autoria, não de Clarice Lispector, como erradament­e publicado por Ana Cristina Rosa em sua coluna de 7/12. Na própria semana em que Clarice completari­a 100 anos, não é justo que se atribua mais uma falsa citação a essa grande escritora. Edson Marques, poeta

(São Paulo, SP)

Nota da redação Leia abaixo a seção Erramos.

 ?? Diego Padgurschi-2018/Folhapress ?? Linha de produção na fábrica da Ford em Taubaté
Diego Padgurschi-2018/Folhapress Linha de produção na fábrica da Ford em Taubaté

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil