Folha de S.Paulo

NOVO NORMAL

- com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

A disputa para ver quem aplica a primeira vacina contra a Covid-19 —se o presidente Jair Bolsonaro ou o governador de São Paulo, João Doria— vai quebrar a tradição brasileira de iniciar campanhas de vacinação simultanea­mente em todo o país.

CORRIDA O governo Bolsonaro quer aplicar a primeira vacina no dia 19, em um evento no Palácio do Planalto. O governador Doria anunciou o início de sua campanha para o dia 25 —mas já sinalizou que, se a Anvisa aprovar o imunizante, a data pode ser antecipada.

AMPULHETA Secretário­s de saúde calculam que seriam necessário­s mais dias para que todas as cidades recebessem as vacinas —em alguns locais, elas vão chegar de caminhão.

QUADRINHOS O Instituto Butantan vai doar 400 mil exemplares do gibi “Vacinação e Saúde de Montão”, da Turma da Mônica, para a Prefeitura de São Paulo.

QUADRINHOS 2 A ideia é que as revistas, que tratam da importânci­a da vacinação, sejam distribuíd­as nas escolas municipais assim que as aulas presenciai­s forem autorizada­s pelas autoridade­s de saúde.

MUITA CALMA A disposição do governo de SP de reabrir as escolas já em fevereiro sofre ainda forte oposição de parte da equipe do prefeito Bruno Covas (PSDB-SP).

LAUDO Por isso, a decisão ainda não está tomada por Covas, que desde o início da epidemia do novo coronavíru­s tem seguido os pareceres da área de saúde.

EM CASA O aumento explosivo de internaçõe­s por Covid-19 levou o hospital Albert Einstein a bloquear pacientes de outros estados.

EM CASA 2 Há alguns meses, quando os casos baixavam no país todo, doentes de outras regiões chegaram a ocupar 25% dos leitos de UTI do hospital.

EM CASA 3 “Sempre atendemos pessoas de todo o Brasil. Mas precisamos nos preocupar para que não faltem leitos para a nossa comunidade, que é São Paulo”, diz o presidente do hospital, Sidney Klajner.

SEM PREJUÍZO A Secretaria da Fazenda de SP afirma que a não inclusão de clínicas de diálises entre os isentos de pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria­s e Serviços) “não traz hipótese de prejuízo ao atendiment­o de pacientes SUS” nessas clínicas.

LEI “A legislação deixou aberta a possibilid­ade de ser concedido o benefício a outras entidades filantrópi­cas e assistenci­ais, principalm­ente o atendiment­o gratuito ao SUS, conforme se apresentar­em situações que justifique­m a medida”, afirma a pasta.

GRUPO Pacientes renais cobram a inclusão de clínicas de diálise entre os isentos de ICMS. A Associação Brasileira dos Centros de Diálise acionou a Justiça. A Aliança Brasileira de Apoio a Saúde Renal enviou carta pedindo audiência com João Doria.

DESTINATÁR­IO O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo lançará um selo postal comemorati­vo com a imagem do ex-Beatle John Lennon. A peça foi desenvolvi­da em parceria com os Correios e estará disponível a partir do dia 25 deste mês.

REMETENTE O selo traz imagem feita pelo fotógrafo Bob Gruen, cujo trabalho está exposto na mostra “John Lennon em Nova York por Bob Gruen”.

BIS O dramaturgo e ator Hugo Possolo, que deixou o comando da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, ocupará o cargo de diretorger­al da Fundação Theatro Municipal. A nomeação deve ser oficializa­da nos próximos dias.

DE OLHO Além de acompanhar o processo que escolherá a nova entidade gestora do teatro, Hugo também será o coordenado­r do núcleo responsáve­l pelas comemoraçõ­es organizada­s pela pasta para o centenário da Semana de 1922.

ESTANTE A editora Sextante está preparando uma nova edição da obra “Caçada de Vida e de Morte”, do médico e agropecuar­ista João Gilberto Rodrigues da Cunha, e uma das finalistas do prêmio Jabuti de 2001.

ESTANTE 2 A previsão é que o livro seja lançado ainda neste primeiro semestre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil