Folha de S.Paulo

ÍNDIA COMEÇA A VACINAÇÃO

-

Em hospital de Bangalore, enfermeira prepara dose do imunizante da AstraZenec­a, que o governo Bolsonaro não conseguiu trazer daquele país com antecedênc­ia

A Índia começou, neste sábado (16), a maior campanha de vacinação contra a Covid-19 do planeta —uma tarefa colossal e complexa. O segundo país mais populoso do mundo espera vacinar 300 milhões dos 1,3 bilhão de habitantes até julho, um número quase igual ao de toda a população dos Estados Unidos.

“Fiquei tão feliz ao ver meu nome na lista”, disse Mohan Ganpat Nikam, 53, segurança em um hospital de Mumbai, a capital econômica do país.

Profission­ais da saúde, maiores de 50 anos e as pessoas considerad­as de alto risco são os grupos prioritári­os para receber duas vacinas aprovadas: a da Universida­de de Oxford/AstraZenec­a e a da farmacêuti­ca indiana Bharat Biotech, cuja eficácia não é conhecida. Ambas são produzidas na Índia.

No primeiro dia, o plano é injetar a primeira de duas doses em 300 mil pessoas, entre elas o primeiro-ministro Narendra Modi. As autoridade­s afirmam que as experiênci­as em organizar eleições e campanhas de vacinação infantil da poliomelit­e e da tuberculos­e servirão para ajudar na imunização em massa.

Mais de 150 mil pessoas morreram de Covid-19 na Índia, e a economia é uma das mais afetadas do mundo, com milhões de desemprega­dos.

 ?? Manjunath Kiran/AFP ??
Manjunath Kiran/AFP
 ?? Danish Siddiqui/Reuters ?? Mulher recebe vacina contra a Covid-19 neste sábado (16), em Koraput, na Índia
Danish Siddiqui/Reuters Mulher recebe vacina contra a Covid-19 neste sábado (16), em Koraput, na Índia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil