Folha de S.Paulo

Lula tem 49%, ante 23% de Bolsonaro, diz Ipec

-

Pesquisa sobre a corrida eleitoral de 2022 mostra vantagem de petista sobre presidente. Depois vêm Ciro (7%) e Doria (5%).

são paulo Pesquisa do Ipec sobre a corrida eleitoral de 2022 mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido).

Na sequência, segundo o levantamen­to, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e o governador paulista, João Doria (PSDB), com 5% .

Já o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) marcou 3% das intenções. Outros 10% disseram preferir votar em branco ou nulo —3% não respondera­m.

O instituto também mediu a avaliação do presidente Bolsonaro. Segundo a pesquisa, a reprovação avançou dez pontos percentuai­s de fevereiro para cá, passando de 39% para 49%. Já a aprovação recuou de 28% para 24%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuai­s, para mais ou para menos. O levantamen­to ouviu 2.002 pessoas de 17 a 21 de junho em 141 municípios do país. O Ipec foi fundado em 2021 por ex-dirigentes do Ibope Inteligênc­ia, que encerrou suas atividades.

Em maio passado, pesquisa do Datafolha mostrou que ex-presidente Lula liderava a corrida para a Presidênci­a com margem confortáve­l no primeiro turno e venceria Bolsonaro na segunda etapa. O petista alcançava 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% do atual presidente.

Num eventual segundo turno contra Bolsonaro, ainda segundo o Datafolha, Lula levaria ampla vantagem, com uma margem de 55% a 32%.

O levantamen­to do Datafolha foi feito antes de o apresentad­or Luciano Huck (sem partido) e o empresário João Amoêdo (Novo) saírem da disputa. Eles tinham, respectiva­mente, 4% e 2% das intenções de voto.

Neste mês, Huck afastou a possibilid­ade de se candidatar à Presidênci­a em 2022 e confirmou que substituir­á o também apresentad­or Fausto Silva na TV Globo.

Dias antes, Amoêdo também anunciou ter declinado do convite do Novo para ser o candidato do partido ao Planalto no ano que vem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil