Folha de S.Paulo

De virada, vôlei feminino perde final da Liga das Nações

-

SÃO PAULO Em seu último teste mais desafiador antes da Olimpíada, a seleção brasileira feminina de vôlei teve atuação de alto nível, mas sucumbiu diante dos Estados Unidos e perdeu o título da Liga das Nações. De virada, as norte-americanas venceram por 3 sets a 1 (26/28, 25/23, 25/23 e 25/21) nesta sexta (25), em Rimini, na Itália.

Atuais campeões, os Estados Unidos entraram na quadra com o favoritism­o, classifica­dos à fase final com a melhor campanha e somente uma derrota, contra a China, e 14 vitórias. Uma delas, inclusive, sobre o Brasil, por 3 sets a 1 (17/25, 19/25, 25/23 e 22/25), no dia 27 de maio.

Além do título em disputa, o confronto com as americanas serviu para o técnico José Roberto Guimarães fazer suas avaliações. Ele ainda divulgará a lista com as 12 escolhidas que vão para Tóquio.

Os Estados Unidos chegaram a marcar o ponto vitorioso no primeiro set, mas Zé Roberto pediu desafio, e o vídeo mostrou que o bloqueio tocou na rede. Com o jogo reiniciado, Tandara colocou a seleção em vantagem, e Bartsch mandou para fora: 28 a 26. Embora as brasileira­s tenham voltado bem para segunda parcial, as americanas empataram o jogo.

Numa partida equilibrad­íssima, o Brasil errou pouco mais do que os Estados Unidos (7 erros contra 2) e perdeu o terceiro set, mais uma vez por 25 a 23. No quarto e último, o Brasil chegou a liderar com quatro pontos de vantagem, mas as adversária­s fecharam em 25 a 20.

Essa foi a segunda decisão entre os dois times. Em 2019, as americanas também venceram. A Liga das Nações é disputada desde 2018, substituin­do a Liga Mundial, e não houve edição no ano passado por causa da pandemia de Covid.

 ?? Divulgação FIVB ?? A brasileira Gabi tenta passar pelo bloqueio das americanas na final desta sexta
Divulgação FIVB A brasileira Gabi tenta passar pelo bloqueio das americanas na final desta sexta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil