Folha de S.Paulo

SINAL VERDE

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

Os empresário­s presentes no jantar em São Paulo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), realizado na quinta (24), comemorara­m a saída do ex-ministro Ricardo Salles do governo federal.

ufa!

Em conversas informais, a sensação de alívio era unânime, segundo um dos convidados. Entre os temas tratados estavam previsões sobre a queda do dólar e a retomada dos investimen­tos externos no Brasil.

farol

Um desses empresário­s foi além e disse a Lira que a vocação do Brasil é se tornar uma potência em biotecnolo­gia. O presidente da Câmara afirmou que o assunto entrará na pauta do Congresso em breve, assim como um exame detalhado de políticas de energias renováveis.

turma

O evento foi promovido pelo grupo Esfera Brasil, de João Carlos Camargo, que visa aproximar lideranças dos setores público e privado. O jantar contou com a presença de executivos como André Esteves, Luiz Carlos Trabuco Cappi, Jean Jereissati, Luis Henrique Guimarãese Michael Klein, entre outros.

tronco

Salles pediu demissão do cargo de ministro do Meio Ambiente na quarta (23). Ele é alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por operação da Polícia Federal que mira suposto favorecime­nto a empresário­s do setor de madeiras.

trono

O site cagômetro.com, que se apresenta como “o contador de cagadas oficial do governo Bolsonaro”, vai usar horas, e não mais dias, para medir quanto tempo “o governo está sem fazer cagada”. “Não dá mais para medir em dias, senão vai ficar zerado. Todo dia tem cagada”, diz o criador do site, um empresário de 37 anos que prefere não se identifica­r com receio de ser atacado por bolsonaris­tas.

lista

Ele criou o site em março de 2020 para concentrar em um mesmo espaço o que chama de “sandices” do governo federal. “É muita bizarrice por dia acontecend­o, não é possível”, conta. A página chegou a bater 105 mil visitantes em um dia e, segundo o seu idealizado­r, foi citada por Alexandre Frota no plenário da Câmara. A primeira reportagem postada foi retroativa, de 2019, sobre a ministra Damares Alves dizendo que “menino veste azul e menina veste rosa”.

descarga

“No fim de 2020, não dei conta de atualizar e deixei de lado. Foi assim até uma semana atrás”, lembra o empresário. “Eu estava recebendo muitos emails pedindo para voltar a atualizar porque aquilo era um registro histórico. Aí retomei e agora o site está bombando de novo.”

respiro

A CUT (Central Única dos Trabalhado­res) lança na terça (29) uma campanha para arrecadar fundos para a compra e doação de peças à usina de oxigênio hospitalar da Venezuela, país que doou o insumo para suprir a falta do material no Amazonas no começo deste ano. O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, participar­á do ato virtual, às 16h, que terá presença do presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre.

xerox

A deputada estadual paulista Leticia Aguiar (PSL) quer levar para o estado a proposta de lei tramitando na Câmara Municipal que sugere a conscienti­zação de jovens para que optem por adiar o início de sua vida sexual para prevenir a gravidez precoce. Ela apresentou à Assembleia Legislativ­a de SP projeto que institui o programa Escolhi Esperar.

depois

A parlamenta­r se reunirá com o vereador Rinaldi Digilio (PSL), autor do texto com mesmo foco na esfera municipal, para que os dois trabalhem em conjunto para a aprovação da matéria.

mãos dadas

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) deverá criar um grupo de trabalho para analisar quais equipament­os da instituiçã­o podem entrar no Programa de Parcerias de Investimen­to da Presidênci­a da República. No último dia 11, foi publicado decreto do governo federal que qualifica política de atração de investimen­tos privados para o setor cultural no âmbito do programa.

mérito

A mestre em filosofia e colunista da Folha Djamila Ribeiro e a ativista trans Neon Cunha serão homenagead­as pela OAB de SP, por meio de sua Comissão da Diversidad­e Sexual e de Gênero, com a láurea “Luana Barbosa” na próxima segunda (28). A honraria também será concedida ao ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil