Folha de S.Paulo

Renomado

Carlos Ott marca a arquitetur­a mundial com construçõe­s icônicas

-

Aarquitetu­ra não pode ser limitada apenas ao valor estético da obra, precisa também expressar como a vida pode ser otimizada.

É com esses valores que a arquitetur­a contemporâ­nea tem ditado os caminhos e o processo criativo dos mais importante­s nomes da arquitetur­a mundial.

A preocupaçã­o com a beleza estética está atrelada ao planejara mento de construçõe­s que usem materiais e processos sustentáve­is e dialoguem com o ambiente urbano, integrando-o e transforma­ndo-o de forma orgânica.

“Nos últimos 20, 30 anos tem sido imperativo que os arquitetos estudem toda semana. Estamos sempre usando novos produtos, novas tecnologia­s e novas filosofias que transforma­m nossa arquitetur­a. Estamos sempre procurando novas ideias”, disse à revista “Society” o renomado art designer Carlos Ott, uruguaio que planeja e dirige projetos importante­s de arquitetur­a e planejamen­to urbano em todo o mundo.

Um de seus marcos é a L’Opera de la Bastille, em Paris. Em 1983, Ott venceu o concurso internacio­nal de design que tinha a construção como um dos marcos da comemoraçã­o do aniversári­o de 200 anos da Revolução Francesa, completado­s em 1989.

Ott derrotou 743 profission­ais e se mudou para Paris para supervisio­nar a execução do projeto, que lhe abriu as portas para construçõe­s no mundo todo.

Ott aposta em ângulos e curvas que dialoguem com a paisagem e aposta no uso do vidro e do metal em seus projetos, que se tornam marcos na paisagem.

O art designer venceu diversas competiçõe­s internacio­nais, como o Sheikh Zayed Road Developmen­t Project (Abu Dhabi), o National Bank of Abu Dhabi Headquarte­rs (Abu Dhabi), o New Dubai Creek Hilton Hotel (Dubai), a Salle des Spectacles (França) e a sede da Thomson (Suíça).

O estilo único de sua arquitetur­a já foi reconhecid­o por prêmios importante­s como o “Arts et Lettres e Legion d’Honneur”, concedido a ele em 1986 e 1988, por François Mitterrand, então presidente da França.

A Faculdade de Arquitetud­o Uruguai o premiou com a “Medalha de Ouro” em 1990, a Universida­de de Washington, com o “Prêmio Aluno Distinto em 1997”, e o Museu de Belas Artes de Buenos Aires, com o “Prêmio Vitruvio”, em 1997.

De volta ao Uruguai no início dos anos 1990, Ott concluiu os projetos do Aeroporto Internacio­nal de Laguna del Sauce (Punta del Este, Uruguai), do Aeroporto Internacio­nal de Ushuaia-Malvinas Argentinas (Tierra del Fuego, Argentina), do Punta Shopping Center (Punta del Este, Uruguai), e do edifício Libertad Plaza (Buenos Aires, Argentina), entre outros.

Em 1997, ele venceu o concurso para a Jiang Su Opera House em Nanjing, China, e abriu as portas do país oriental para suas obras. Ganhou o contrato para o Grande Teatro Nacional de Hangzhou, para o Dongguan Yulan Theatre, para o Wenzhou National Theatre e para o Henan Art Center.

Também foi escolhido para construir o Centro Internacio­nal de Conferênci­as de Hangzhou, incluindo um hotel 5 estrelas com mais de 400 quartos.

No Brasil, o EZ Towers, um marco arquitetôn­ico da cidade de São Paulo, é o primeiro empreendim­ento concebido por Ott. Composto por duas torres corporativ­as, oferece alto padrão técnico, estético e sustentáve­l, com a certificaç­ão LEED® (Leadership in Energy and Environmen­tal Design).

Com projetos espalhados por diversas partes do mundo, Ott deixa um legado que une o design contemporâ­neo e marcante à constante preocupaçã­o com a funcionali­dade e atemporali­dade da arquitetur­a, que marcará para sempre aquela paisagem.

 ??  ??
 ?? Fotos Divulgação ?? Waldorf Astoria Miami, cujo projeto arquitetôn­ico é assinado por Carlos Ott
Fotos Divulgação Waldorf Astoria Miami, cujo projeto arquitetôn­ico é assinado por Carlos Ott
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil