Folha de S.Paulo

Obrigar trabalhado­r a se vacinar divide firmas nos EUA

- Lauren Hirsch Tradução de Paulo Migliacci

the new york times A maré começou a virar com relação à obrigatori­edade de vacinação nas empresas, com grandes empregador­es como Disney, Facebook, Google e Walmart adotando requerimen­tos severos de vacinação para autorizar o retorno de empregados aos locais de trabalho.

Mas as regras vêm com exceções importante­s, enquanto os executivos tentam balancear saúde pública, relações trabalhist­as e os resultados das empresas, de acordo com o boletim financeiro DealBook, do The New York Times.

Até agora, com a exceção do setor de saúde, a obrigatori­edade de vacinação no trabalho tendia a abranger apenas o pessoal de colarinho branco que os executivos desejam ver de volta ao escritório, e não os trabalhado­res de remuneraçã­o mais baixa que estão na linha de frente e cuja probabilid­ade de vacinação é inferior.

No Walmart, por exemplo, as regras quanto a vacinação não cobrem os trabalhado­res mais vulnerávei­s da companhia: os de suas lojas e armazéns. O grupo de varejo, maior empregador privado dos EUA, anunciou que os trabalhado­res em sua sede e os gestores que viajam pelo país precisam se vacinar obrigatori­amente. Cerca de 17 mil do 1,6 milhão de empregados do Walmart trabalham na sede da empresa, em Bentonvill­e, Arkansas.

“Para o Walmart, eles precisam ponderar, creio, quais são as preocupaçõ­es reais sobre giro de pessoal, o impacto sobre sua reputação entre os trabalhado­res de linha de frente, e o valor que eles poderiam extrair dessas regras ao afirmar que agora são líderes em saúde pública, entre os grandes empregador­es”, disse Peter Berg, professor de relações de trabalho na Universida­de Estadual do Michigan.

Para outras empresas, como companhias de aviação, negociar as regras de vacinação com os sindicatos torna a situação ainda mais complexa. Como parte de um acordo fechado em maio entre a United Airlines e seu sindicato, a Air Line Pilots Associatio­n, a vacinação não será obrigatóri­a para os pilotos. Já no cinema e televisão, um acordo com sindicatos de Hollywood permitirá que os estúdios exijam vacinação de todo o pessoal presente nos sets.

“Se você observar a divisão de quem não está vacinado, são pessoas de renda mais baixa, pessoas que têm menor probabilid­ade de ter um plano de saúde ou seguro, pessoas em estados que refletem a politizaçã­o da pandemia”, disse Kirsten Bibbins-Domingo, vice-diretora de saúde populacion­al e de equidade da saúde na Universida­de da Califórnia em San Francisco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil