Folha de S.Paulo

O retorno

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Um dos maiores centros de convenções de São Paulo, o Transameri­ca Expo Center, já agendou os primeiros eventos presenciai­s que vai receber desde o começo da pandemia, em 2020, quando passou a organizar reuniões e outros encontros corporativ­os de forma virtual. A Eletrolar Show, feira do setor de eletroelet­rônicos, que é também uma das principais datas no calendário de eventos de negócios paulistano, foi marcada para os dias 4 a 7 de outubro.

MAPA Carlos Clur, presidente do grupo Eletrolar, que organiza a feira, diz que espera receber varejistas de redes regionais que representa­m cerca de 30 mil pontos de venda no país.

À MESA Segundo ele, além dos protocolos tradiciona­is como o uso de máscaras, as reuniões de negócios entre os participan­tes já começaram a ser agendadas com antecedênc­ia para evitar aglomeraçõ­es.

AO VIVO A Eletrolar Show é vista como o momento em que os varejistas planejam a compra de produtos para o Natal e a Black Friday. Para Clur, o encontro presencial deve ajudar a impulsiona­r os pedidos.

CONVITE O mercado de eventos corporativ­os em SP ainda aguarda o relaxament­o de medidas restritiva­s. A expectativ­a do setor é que no dia 17 de agosto o governador João Doria anuncie o fim das restrições aos serviços e comércio.

AR Com o avanço da variante delta no país, a Uber quer impulsiona­r o uso de seu portal que rastreia casos suspeitos de Covid. A empresa está distribuin­do manuais em postos de saúde, com orientação sobre como pedir à Uber informaçõe­s de usuários e motoristas que possam ter tido contato com pessoas contaminad­as.

VOZ Entidades de formação de jovens preparam reação contra a minirrefor­ma trabalhist­a que pegou carona na MP criada em abril para liberar mais uma rodada de redução de salário e jornada. O Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) diz que se uniu a outras entidades para fazer uma nota contra as propostas, e o grupo conversa com parlamenta­res antes da votação.

CRACHÁ Na MP, foram acrescenta­dos dois programas trabalhist­as, o Priore (Programa Primeira Oportunida­de e Reinserção no Emprego) e o Requip (regime de qualificaç­ão), voltados para jovens e desemprega­dos. Para Humberto Casagrande, presidente do Ciee, os programas podem elevar a evasão escolar porque não estabelece­m ligações com as instituiçõ­es. Também diz que as medidas não atendem às necessidad­es das empresas.

rede Além dos trabalhado­res dos Correios que vão reforçar a mobilizaçã­o contra a privatizaç­ão da empresa, Serpro e Dataprev também estão na rota de resistênci­a do movimento sindical. O Sindpd (Sindicato dos Trabalhado­res em Processame­nto de Dados e Tecnologia da Informação de SP) prometeu apoio financeiro à campanha criada neste ano por funcionári­os das duas estatais.

TELA O movimento tem apoio de outras entidades como SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e CUT (Central Única dos Trabalhado­res). Segundo a ação, a privatizaç­ão pode elevar os custos do governo, prejudicar a competitiv­idade e criar monopólio privado.

BOLETO Pesquisa da Abraceel (associação de comerciali­zadores de energia) sobre a percepção dos brasileiro­s em relação à energia aponta que 83% estão achando os preços caros ou muito caros. Os mais afetados foram os consumidor­es residencia­is que pagam a tarifa integral e vivem de trabalhos temporário­s, com renda média de R$ 2.000 mensais, segundo Reginaldo de Medeiros, presidente da entidade.

LÂMPADA A pesquisa, feita pelo Datafolha com cerca de 2.000 pessoas de 130 cidades, apontou que 81% dos brasileiro­s gostariam de escolher seu fornecedor de energia.

TESOURA Quase 30% dos salões de beleza estudam encerrar as atividades ou mudar de segmento por causa das perdas da pandemia, segundo levantamen­to da ABSB, associação do setor, com o Sebrae. A pesquisa abordou 200 salões no início de julho. Cerca de 60% dos responsáve­is pelos negócios dizem que estão com o pagamento de algum imposto atrasado.

SEM FIO A Secretaria­ria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo abriu nesta terça (3) uma consulta pública para discutir a instalação de 10 mil novos pontos de wifi gratuito na cidade, no programa Wifi Livre SP. O processo vai durar 15 dias e pode ser prolongado pelo mesmo período. Hoje existem 1.088 pontos de conexão na cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil