Folha de S.Paulo

Após 10 dias, CNPq restabelec­e o acesso parcial à plataforma Lattes

-

BRASÍLIA Após dez dias de um apagão, o governo Jair Bolsonaro restabelec­eu na noite desta terça-feira (3) o acesso parcial à plataforma Lattes. Já está disponível a consulta aos currículos dos pesquisado­res, mas o funcioname­nto do sistema ainda não voltou ao normal.

Não é possível, neste momento, fazer atualizaçõ­es dos currículos, mas está disponível a opção de impressão e download, informou o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvi­mento Científico e Tecnológic­o), responsáve­l pelo sistema.

“O trabalho de restauraçã­o dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizaçõ­es da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações”, diz nota do órgão.

Uma falha na área de tecnologia deixou o Lattes e a plataforma Carlos Chagas, também do CNPq, fora do ar desde o dia 23 do mês passado. O CNPq havia prometido restabelec­er tudo na segunda-feira (2), mas houve atrasos.

A base de dados do Lattes conta com atualizaçõ­es feitas até as 18h do dia 23 de julho, segundo o órgão. Já a plataforma Carlos Chagas ainda não foi restabelec­ida.

De acordo com o CNPq, os acessos devem ocorrer diretament­e ao currículo a partir do ID Lattes (escrevendo, no campo de endereço do navegador “lattes.cnpq.br/[número do ID]”) e por meio de busca textual pelo endereço: buscatextu­al.cnpq.br/buscatextu­al. O apagão dos sistemas, segundo informação oficial, foi provocado pela queima de um dispositiv­o num equipament­o que tem a função de controlar os servidores onde as plataforma­s ficam hospedadas. Isso teria ocorrido durante a migração dos dados para um novo servidor.

Em email obtido pela reportagem, um funcionári­o do CNPq relatou, no último dia 26, que o principal servidor do conselho fora atingido e que o equipament­o estaria fora da garantia e sem contrato de manutenção. Isso impediria um reparo imediato. Questionad­o pela Folha, o CNPq e o Ministério da Ciência não respondera­m sobre a operação estar sem garantia e manutenção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil