Folha de S.Paulo

Usou a arte e a educação em prol de jovens carentes

CESARE DE FLORIO LA ROCCA (1937-2021)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br FRIDA ZILBERBERG EJCHEL Aos 80, casada com Samuel Ejchel. Sexta (17/9) ao meio-dia. Cemitério Israelita do Butantã, Jardim Educandári­o (SP)

O educador e advogado Cesare La Rocca era italiano por nacionalid­ade e baiano de alma e coração. Firme e doce, bravo e acolhedor, foi lutador em prol de crianças e adolescent­es.

Ele morreu dia 15 de setembro, aos 83 anos. Cesare tinha algumas comorbidad­es e seu quadro de saúde se agravou.

No Brasil desde 1969, ele criou em 1990 o Projeto Axé, que através da arte e da educação já atendeu cerca de 30 mil crianças e adolescent­es em situação de vulnerabil­idade social.

“Ele dizia que a criança é o axé mais precioso de uma nação. Quando perguntava­m o porquê ele fundou o Projeto Axé, respondia que era necessário fazer políticas públicas, falar de direitos e lutar pela existência dos valores que as crianças herdam e geram, giram e fazem de novo herdar. Era um mago das palavras. Ele tinha sempre a palavra bem dita, justa e firme para nos orientar. E todos os dias nos ensinava alguma coisa”, conta Regina Moura, gestora de comunicaçã­o e produção executiva do projeto.

Pelo relevante trabalho social frente ao projeto, que é conhecido internacio­nalmente, em 2015, Cesare recebeu da Assembleia Legislativ­a da Bahia o título de Cidadão Baiano.

Em nota, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) disse que Cesare La Rocca, grande defensor dos direitos das crianças e dos adolescent­es, foi seu representa­nte adjunto no Brasil nos anos 1980 e desempenho­u uma atuação fundamenta­l durante a Constituin­te e a elaboração do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescent­e).

Políticos e personalid­ades usaram as redes sociais para homenageá-lo. “Hoje perdi um grande e amado amigo e o mundo perdeu um homem genial, iluminado e generoso que dedicou a vida à luta pelos direitos humanos. Cesare La Rocca tinha que ter ganho um prêmio Nobel da Paz por seu maravilhos­o @projetoaxe”, escreveu a cantora Daniela Mercury.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), também lamentaram sua morte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil