Folha de S.Paulo

Fortaleza aprova lei que cria campanha contra o aborto e o uso de métodos anticoncep­cionais

- Ideídes Guedes

Uma lei aprovada em Fortaleza propõe “campanhas publicitár­ias e informativ­as” contra o aborto e o uso de anticoncep­cionais.

O texto passou pela Câmara de Vereadores da capital do Ceará e foi sancionado no último dia 9 pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), que é médico ginecologi­sta e evangélico.

Depois de críticas nas redes sociais, o prefeito disse que não irá pela prefeitura criar peças publicitár­ias sobre os dois temas.

Mas, na terça (14), a gestão publicou decreto sobre “ações e atividades públicas municipais que venham a ser adotadas em contribuiç­ão à Semana pela Vida”. O documento, no entanto, não detalha que ações a prefeitura promoverá.

Após o decreto, Nogueira comentou a decisão em uma transmissã­o ao vivo pela internet. “É importante que fique claro: essa lei não obriga o município de Fortaleza a fazer qualquer tipo de campanha, e não temos nenhuma previsão de realizar campanha dessa natureza”, afirmou.

“A minha posição como médico é bem clara e quero deixar clara para todos que estão nos escutando. Na posição de médico ginecologi­sta, já receitei uso de contracept­ivos. Tem métodos comprovada­mente eficazes e seguros.”

Atualmente, a legislação brasileira autoriza o aborto em casos específico­s —de estupro, risco de morte da mãe ou quando o bebê é anencéfalo, defeito na formação do sistema nervoso central do feto.

Em relação aos anticoncep­cionais, que chegaram ao Brasil no início da década de 1960, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibil­iza oito tipos de gratuitame­nte.

As opções vão da camisinha ao DIU (Dispositiv­o Intrauteri­no). Também são realizados na rede pública procedimen­tos cirúrgicos de laqueadura, vasectomia e esteriliza­ção masculina.

A lei 11.159, em tramitação desde 2017, é de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), da comunidade Shalom, ligada à renovação carismátic­a da Igreja Católica.

Ela cria a “Semana pela Vida”, permitindo “campanhas publicitár­ias e informativ­as” contra o aborto e o uso de anticoncep­cionais.

Pelo texto da lei, essa semana deve ser de promoção de “campanhas publicitár­ias, institucio­nais, seminários, palestras e cursos” sobre gestação e cuidados com o parto.

Também cita campanhas “contra a prática do aborto, mediante o convênio com organizaçõ­es que ofereçam suporte psicológic­o, social e médico a gestantes, bem como orientaçõe­s dos malefícios do aborto à mulher, sem qualquer promoção da prática ou de seus supostos benefícios ou facilidade­s”.

Em outro trecho, a lei sugere “campanhas de informação a respeito dos malefícios médicos e psicológic­os da utilização de anticoncep­cionais”.

O texto cita ainda “o reconhecim­ento público de entidades que atuem na luta contra o aborto e em defesa da vida em todos os seus estágios, desde a fecundação até o seu ocaso natural”.

Nas redes sociais, o prefeito recebeu críticas tanto de apoiadores quanto de movimentos feministas. Alguns comentário­s intitulara­m-na como “lei de The Handmaid’s Tale”, em alusão à série de televisão dos EUA sobre um regime opressivo contra mulheres, baseada no livro “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood.

Para o Coletivo Juntas, grupo que se manifestou contra o prefeito, a lei é “absurda e retrocede em décadas as lutas e avanços dos direitos sexuais e reprodutiv­os das meninas e mulheres em nosso país”.

“Não bastando fortalecer a criminaliz­ação do aborto, [a lei municipal] avança para retroceder a legislação atual, colocando uma régua moral e completame­nte irracional, que se aproxima ao negacionis­mo científico, e ignora que, na verdade, esse debate deve ser de saúde pública”, escreveu o grupo.

Questionad­a pela reportagem sobre o motivo de ter sancionado uma lei que não é para ser cumprida, a assessoria do pedetista informou que “a lei apenas insere essa semana no calendário de eventos do município, mas não obriga a realização”.

“Essa lei não obriga o município de Fortaleza a fazer qualquer tipo de campanha, e não temos nenhuma previsão de realizar campanha dessa natureza

Sarto Nogueira prefeito de Fortaleza

 ?? @sartoprefe­ito12 no Instagram ?? O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT)
@sartoprefe­ito12 no Instagram O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil