Folha de S.Paulo

Os bons passos para a saúde

Com avanço da vacina, andar é primeiro passo para boa saúde

- Julio Abramczyk Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq)

Grande parte da população brasileira está sendo vacinada contra a Covid-19. Brevemente, estarão quase todos protegidos do coronavíru­s.

Com isso, será possível aceitar a sugestão dos especialis­tas em saúde: andar muito.

Há alguns anos, a orientação era correr diariament­e para prevenir a obstrução das coronárias, as artérias que irrigam o nosso coração. Atualmente, avanços tecnológic­os permitiram confirmar que com somente andar podemos obter os mesmos benefícios.

A professora Amanda E. Paluch e colaborado­res, em pesquisa publicada no Jama Network Open deste mês, divulgam estudo de 10,8 anos com 2.110 adultos sobre morte prematura (óbito não esperado para determinad­a faixa etária).

Os que efetuaram pelo menos 7 mil passos por dia, por longos períodos, quando comparados com os que deram menos do que 7 mil passos, apresentar­am risco de morte prematura 50% a 70% menor entre os participan­tes da pesquisa com idade entre 38 e 50 anos.

Os autores destacam que o aumento do número de passos diários pela parte menos ativa da população também traz benefícios.

Igualmente observam que adultos mais velhos podem requerer menos atividade para obter melhor condição física e funcional.

O monitorame­nto pode ser realizado pelos celulares com aplicativo­s que indicam o número de passos dados, o gasto calórico e a distância percorrida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil