Folha de S.Paulo

‘Mr. Corman’ reflete angústias da vida adulta

Série do Apple TV+, criada e estrelada por Joseph Gordon-Levitt, mistura estilos e mostra ousadia em sua honestidad­e

- STREAMING Mr. Corman ★★★ EUA, 2021. Criação: Joseph GordonLevi­tt. Com: Joseph GordonLevi­tt, Arturo Castro, Juno Temple. Disponível no Apple TV+ Teté Ribeiro

“Mr. Corman” tem alguns assuntos centrais. Sonhos perdidos, desilusão amorosa, angústia existencia­l e o constante perigo que corremos de afundar em uma depressão. Mas, ao contrário do que essa lista pode fazer parecer, essa é uma série ágil e criativa, que, se não vai fazer o telespecta­dor gargalhar, certamente vai fazer sorrir.

Joseph Gordon-Levitt é o criador de “Mr. Corman”. Também escreveu e dirigiu a maioria dos episódios, interpreta o protagonis­ta e assina como produtor-executivo. Essa é a série dele, que representa tudo que o ator aprendeu e teve vontade de mostrar até agora, aos 40 anos.

Gordon-Levitt estreou como ator no cinema aos 11 anos, no filme “Nada É para Sempre”, de 1992, dirigido por Robert Redford. Mas ficou conhecido aos 15, na série “3rd Rock from the Sun”, levada ao ar de 1996 a 2001. Desde então, fez longas, como “500 Dias Com Ela”, “A Origem” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

Agora, ele parece ter parado na frente do espelho e pensado como seria se nada disso tivesse acontecido. O resultado poderia ser esse personagem, Josh Corman, um professor de quinta série de uma escola pública, que passou a adolescênc­ia e a juventude apostando que seria músico, mas descobriu que não era tão bom quanto precisaria ser para viver disso.

Quando desiste do sonho, perde também a namorada, Megan, papel de Juno Temple, que nos quatro primeiros episódios só aparece em lembrança. Josh divide um apartament­o quase vazio com um amigo recém-divorciado de origem latina, Victor, interpreta­do por Arturo Castro —ator e roteirista de “Broad City”—, motorista de uma empresa de entrega de pacotes. Os dois passam a maioria das noites jogando videogames na TV da sala, quase sem conversar.

Uma noite, Josh decide que a vida não pode ser só aquilo e vai a um bar conhecer alguém e, quem sabe, se apaixonar. O encontro acontece, mas começa e termina das piores maneiras possíveis. A sorte não parece estar do lado dele, que, além de tudo, passa a sofrer ataques de ansiedade, retratados de uma maneira tão realista, e com uma sonorizaçã­o tão infernal, que quase provoca a mesma reação em quem está do lado de cá da tela da TV.

Mas a insolência está do lado de Gordon-Levitt, que corta a narrativa de seu personagem com cenas de realismo fantástico, números musicais e até um episódio inteiro dedicado ao seu companheir­o de apartament­o, Victor. Esse, aliás, é um dos pontos altos da série até aqui. A história

 ?? Divulgação ?? Joseph Gordon-Levitt em cena da série ‘Mr. Corman’, criada por ele mesmo
Divulgação Joseph Gordon-Levitt em cena da série ‘Mr. Corman’, criada por ele mesmo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil