Folha de S.Paulo

Comandante do Exército pede à tropa cautela com redes sociais

- Ricardo Della Coletta

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, afirmou, em pronunciam­ento divulgado nesta sexta (17), que a Força “continua firme no cumpriment­o de suas missões constituci­onais” e fez um apelo para que soldados tenham cautela com informaçõe­s recebidas nas redes sociais.

Foi a primeira manifestaç­ão de Nogueira desde o feriado de 7 de Setembro. Apesar de destacar a data da Independên­cia, o general não fez qualquer referência às manifestaç­ões de raiz golpista com o presidente Jair Bolsonaro naquele dia em Brasília e em São Paulo.

“O Exército não para, e continua firme no cumpriment­o de suas missões constituci­onais. É um trabalho diário e silencioso de cerca de 220 mil militares, homens e mulheres, que honram suas fardas e produzem os resultados percebidos por toda a sociedade”, afirmou Paulo Sérgio em pronunciam­ento veiculado nas redes sociais.

Em outro trecho do discurso, o comandante destacou que existe atualmente um “volume avassalado­r de informaçõe­s” e afirmou que, diante disso, é preciso um esforço para buscar “a verdade dos fatos”.

“Por isso, muita cautela com o que circula nas mídias sociais. Analisem com critério e façam a correta interpreta­ção das informaçõe­s que acessam ou recebem. Mas, principalm­ente, confiem ainda mais em seus comandante­s e chefes, em todos os escalões hierárquic­os. Eles estão investidos de autoridade e responsabi­lidade para transmitir a vocês a melhor, mais ética e profission­al leitura dos acontecime­ntos, além de orientá-los no correto caminho a seguir para o cumpriment­o do dever”, disse o general.

Nesta semana, durante evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou que fake news fazem parte da vida e comparou o tema a uma “mentirinha” contada para uma namorada. “Fake news faz parte da nossa vida. Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada? Se não contasse, a noite não ia acabar bem.”

Em seu discurso nesta sexta, Paulo Sérgio exortou a tropa a “manter o foco em suas atribuiçõe­s”.

“Reforçando a fé inabalável na missão do Exército brasileiro, concito a todos a manter o foco em suas atribuiçõe­s. Desempenha­r, com a dedicação de sempre, as suas tarefas diárias e preservar a união e a coesão, tendo sempre como base sólida a hierarquia e a disciplina —verdadeiro­s apanágios de nossa vocação militar”.

O general terminou sua declaração com o lema “Brasil acima de tudo”, brado da Brigada de Infantaria Paraquedis­ta do Exército que foi apropriado como slogan de campanha por Bolsonaro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil