Folha de S.Paulo

Falha em sistema da Saúde afeta a contagem de casos

-

são paulo A contagem de novos casos de Covid-19 no Brasil tem sido afetada por uma instabilid­ade no sistema de dados do Ministério da Saúde, responsáve­l por receber e compilar os números dos estados.

O Conass (Conselho Nacional de Secretário­s de Saúde) reconhece o problema na plataforma e diz que tem acompanhad­o as medidas para a estabiliza­ção.

O Ministério foi procurado pela reportagem, mas não retornou até a conclusão desta edição.

No estado de São Paulo, por exemplo, a inconsistê­ncia nos dados de novos casos chama atenção. Os números compilados pela gestão estadual mostram tendência de queda. No sistema do ministério, porém, a média móvel de novos casos dos últimos 14 dias apresentou alta de 56,4% em relação ao período entre os dias 19 de agosto e 1º de setembro.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que uma mudança no sistema do ministério “afetou a dinâmica de extração dos dados”. “A partir de então as equipes técnicas trabalhara­m na adequação dos processos”, informou ainda a gestão paulista.

A mudança fez com que 22.678 casos fossem incorporad­os ao balanço geral, referentes a notificaçõ­es feitas entre março e julho. “Todos foram computados neste dia 16 de setembro e, ainda assim, as estatístic­as não tiveram reversão da tendência de queda”, segundo a nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil