Folha de S.Paulo

São Paulo autoriza preparação para Carnaval de 2022, e escolas de samba já se mobilizam

- Luca Castilho

são paulo|agora A Prefeitura de São Paulo autorizou o início dos preparativ­os e das medidas administra­tivas para a realização dos desfiles das escolas de samba e das comemoraçõ­es do Carnaval em 2022, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista. Com isso, as agremiaçõe­s já começaram a se preparar.

A medida, que cita um decreto de julho que criou comissões para discutir a festividad­e, foi tomada após uma reunião dos representa­ntes da Liga Independen­te das Escolas de Samba de São Paulo com a diretoria da SPTuris (São Paulo Turismo), empresa que administra os eventos na capital paulista.

Apesar disso, a realização do evento não está autorizada. O que foi permitido é o começo das preparaçõe­s para a festa. A realização do Carnaval vai depender de autorizaçã­o dos órgãos municipais de saúde e de que pelo menos 70% dos paulistano­s já estejam vacinados completame­nte.

A festividad­e, junto com o tradiciona­l Réveillon da avenida Paulista, foi cancelada pela gestão municipal em 2021 por causa da pandemia.

Com a autorizaçã­o, algumas escolas de samba já começaram a se preparar para o desfile no Sambódromo.

A Império de Casa Verde, na zona norte da cidade de São Paulo, já conta com o trabalho de 17 artesãos de Parintins, do Amazonas, há 12 dias. “Eles voltaram com força total e estão a mil. A expectativ­a é a melhor possível porque passamos quase dois anos sem fazer o que a gente mais ama”, afirma Fábio Leite, vicepresid­ente da escola.

Já a Acadêmicos do Tucuruvi, da zona norte de São Paulo, informou à reportagem que os profission­ais da equipe de Parintins vão chegar no ínicio do mês de outubro e que a escola optou por começar as atividades do barracão de alegorias um pouco mais tarde, para que desse tempo de todos tomarem a segunda dose.

A Rosas de Ouro, da Freguesia do Ó (zona norte da capital paulista), disse que o pessoal de Parintins vai chegar no dia 22 e que todos já estão vacinados. Já a Vai-Vai, do Bixiga (região central da cidade), ainda não determinou uma data oficial para a chegada dos artesãos, mas disse que o trabalho dos profission­ais vai ser iniciado em outubro.

Especialis­tas dizem que ainda é cedo para planejamen­to. O médico sanitarist­a Gonzalo Vecina disse que ainda não é hora de pensar no Carnaval, mas que se realmente acontecer, regras rígidas devem ser adotadas. “Pessoalmen­te, eu acho que não deveria acontecer nada, mas como as pessoas não aguentam mais, acredito que com restrições dá pra acontecer os desfiles”, diz.

Hélio Bacha, médico infectolog­ista, destacou a imprevisib­ilidade da doença. “Não é com toda segurança que posso dizer que os desfiles podem acontecer no sambódromo. Vai depender muito da quantidade de vacinação da população, se existem novas variantes e da capacidade de fazer a assistênci­a médica, diz.

 ?? Jardiel Carvalho/Folhapress ?? Artesãos trabalham em alegorias no barracão da escola de samba Império da Casa Verde
Jardiel Carvalho/Folhapress Artesãos trabalham em alegorias no barracão da escola de samba Império da Casa Verde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil