Folha de S.Paulo

Conselho dos EUA recomenda 3ª dose para maiores de 65 anos

- Rafael Balago

O conselho do FDA (órgão que fiscaliza medicament­os nos EUA) recomendou a aplicação da terceira dose da vacina da Pfizer contra a Covid apenas para maiores de 65 anos e pessoas com riscos graves de complicaçõ­es pela doença.

A decisão desta sexta (17) vai contra os planos da gestão Joe Biden, que avaliava dar o reforço a toda a população, oito meses após a segunda dose.

O colegiado rejeitou o pedido para aplicar o reforço a todos com mais de 16 anos. Para a maioria do comitê, os estudos são insuficien­tes.

Análises para o reforço de vacinas de outros fabricante­s, como Moderna e Janssen, estão em etapas anteriores de pesquisa. O FDA não é obrigado a acatar a decisão do conselho, mas costuma seguir as recomendaç­ões desse grupo.

Caso aprovado o uso, um grupo de especialis­tas do CDC (Centro de Controle de Doenças) deve se reunir para definir como será feita a aplicação da terceira dose.

A Casa Branca disse em agosto planos de iniciar a aplicação de reforço na semana de 20 de setembro, mas ainda dependia do aval do FDA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil