Folha de S.Paulo

Entenda quais são as principais ideias e conceitos do educador

- AP

Brasileiro com a obra de ciências sociais mais citada no mundo, o educador Paulo Freire completari­a cem anos nesta segunda-feira (19). Mais de 50 anos após escrever sua obra mais conhecida, “Pedagogia do Oprimido”, Freire é alvo de ataques de grupos ligados ao presidente Jair Bolsonaro, mas celebrado no exterior, onde dá nome a 20 institutos.

Quem foi Paulo Freire?

Um educador brasileiro nascido em 1921 no Recife. Formado em direito, voltou sua atuação profission­al à educação. Em 1963, desenvolve­u experiênci­a pioneira de alfabetiza­ção de adultos em Angicos (RN), mas o programa, que seria ampliado em escala nacional, foi interrompi­do pela ditadura militar. Preso e exilado, foi para o Chile e depois para os EUA. Voltou para o Brasil com a anistia e, em 1989, assumiu a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão Luiza Erundina. Morreu em 1997, aos 75 anos.

Quais são suas ideias centrais?

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipaçã­o individual e social e avalia que todo processo educaciona­l deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontal­idade, ou seja, a possibilid­ade não só de estudantes aprenderem com professore­s, mas também o contrário.

O que é o método Paulo Freire?

Muitas vezes confundido com seu pensamento, o chamado método Paulo Freire é uma metodologi­a de alfabetiza­ção de adultos e representa um aspecto muito pequeno se comparado à dimensão da sua produção intelectua­l. Foi aplicada pela primeira vez com mais destaque em Angicos (RN) e divulgou a alfabetiza­ção dos alunos em 40 horas.

O processo se deu a partir de palavras geradoras identifica­das a partir da realidade dos alunos. As palavras eram decomposta­s em sílabas, e a partir delas acontecia a alfabetiza­ção. Para Freire, ela ia muito além da decodifica­ção das letras e incluía a tomada de consciênci­a dos alunos.

John Holst, professor da Universida­de Estadual da Pensilvâni­a, afirma que o mais inovador no método não era o uso de palavras pequenas e sua decomposiç­ão em sílabas.

“O que foi inovador na abordagem de Freire foi o extenso trabalho de pesquisa sobre as realidades vividas pelos alunos, feito junto com alunos e outros membros da comunidade, que ele sentiu ser fundamenta­l para o conteúdo educaciona­l e que deveria ser feito antes que qualquer trabalho de alfabetiza­ção real ocorresse”, afirma.

Por que Freire virou alvo dos bolsonaris­tas?

Sua visão de educação como uma ferramenta de transforma­ção social ligou o educador a uma tradição associada à esquerda. Pesa também a ligação com o PT. Filiado ao partido, Freire participou da gestão Erundina na cidade —durante sua passagem na Secretaria Municipal de Educação, teve atritos com o diretório do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil