Folha de S.Paulo

FRASES DA SEMANA

- Professora da FGV e doutora em ciência política pela UCLA, em entrevista à Folha

CEM MAIS INFLUENTES Luiza Trajano

A empresária e presidente do Conselho de Administra­ção do Magazine Luiza afirmou na sexta-feira (17) que não conversou com o ex-presidente Lula após ter sido eleita uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela Time, na quarta-feira (15)

“Não vou sair candidata. Não vou sair, já avisei mil vezes. Vou avisar oficialmen­te a hora que acabar a vacina”

LAVO MINHAS MÃOS Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde nega que tenha seguido ordens do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para suspender vacinação contra a Covid-19 em jovens de 12 a 17 anos, medida anunciada na quinta-feira (16) “Bolsonaro não mandou nada. [Ele] não interfere nisso daí. Conversamo­s várias vezes por dia.

E ele sabe de alguma coisa e me diz ‘Queiroga, veja isso aí”

BRASIL TERRA INDÍGENA? Jair Bolsonaro

Em live na quinta (16), o presidente disse o que deve discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU, no dia 21

“O que eu devo falar lá [na ONU]? Algo nessa linha: se o marco temporal for derrubado [pelo STF], se tivermos que demarcar novas terras indígenas —hoje em dia temos aproximada­mente 13% do território nacional demarcado como terra indígena já consolidad­a—, caso tenha-se que levar em conta um novo marco temporal, essa área vai dobrar”

O MEIO É A MENSAGEM Alexandria Ocasio-Cortez

Deputada democrata foi ao baile anual Met Gala, no Metropolit­an Museum of Art em Nova York, na segunda (13), com vestido branco com a frase escrita em vermelho na parte de trás e, depois, postou foto do traje com a legenda “o meio é a mensagem” na terça (14) “Impostos para os ricos”

OSTENTAÇÃO Alexandre de Moraes

O ministro do STF e relator do caso que julga a ex-vereadora Maria Helena Pereira Fontes (PSL-SP) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votou a favor de decisão que atesta que o esquema de rachadinha­s causa danos ao erário público e pode tornar inelegível o agente público

“O esquema de rachadinha é uma clara e ostensiva modalidade de corrupção, que, por sua vez é a negativa do Estado Constituci­onal, que tem por missão a manutenção da retidão e da honestidad­e na conduta dos negócios públicos, pois não só desvia os recursos necessário­s para a efetiva e eficiente prestação dos serviços públicos”

ATOS E O CENÁRIO POLÍTICO Daniela Campello

publicada na segunda (13), ao analisar o recuo do presidente Jair Bolsonaro após os atos no dia 7 de setembro “Ninguém aprende que é jogo repetitivo. Bolsonaro vai voltar a radicaliza­r”

RECADO DADO Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado (DEM-MG), na sexta (17), em debate em Belo Horizonte com o presidente do STF, Luiz Fux, sobre a relação entre os Poderes e a segurança jurídica

“Os mineiros como políticos têm seu perfil. É o perfil de moderação, de ponderação, de busca de consensos, conciliaçã­o. Mas que não confundam esse perfil mineiro de se fazer política com inércia ou com tolerância em relação àquilo que nós não transigimo­s. Porque quem objetivar mitigar o Estado de Direito, ou estabelece­r retrocesso­s à democracia, terá o pulso firme e forte da política de Minas Gerais para resistir”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil