Folha de S.Paulo

Venha a nós

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

TIROTEIO

A polícia do Rio mata de forma descontrol­ada. Passou da hora do governador agir com rigor

De Melina Risso, diretora do Instituto Igarapé, sobre os oito mortos após operação da Polícia Militar no Complexo do Salgueiro com Fabio Serapião e Guilherme Seto

Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou a amigos nas últimas horas que define nesta terça (23) o que fazer sobre a sabatina de André Mendonça para o STF, na fila há mais de 120 dias. Segundo relatos, o senador tem dito contar com ao menos 49 votos contra o indicado de Jair Bolsonaro e que fará uma última checagem, pessoalmen­te com parlamenta­res. A leitura de quem ouviu a conversa é: se não agendar para a semana que vem é porque não consegue derrotar o evangélico.

PAPO

No início de novembro, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) marco upara a próximas emanao chamado“esforço concentrad­o” para a sabatina de autoridade­s indicadas para cargos. Desde então, Alcolumbre segue dando sinais dúbios, dizendo a alguns que não vai pautar nunca a indicação e, ao mesmo tempo, afirmando ter votos para derrotá-lo.

ELE, NÃO

O presidente da CCJ tem feito campanha contra o indicado de Bolsonaro e acabou ficando em uma situação sem saída. Enquanto sofre certa pressão para agendar a sabatina também tem receio de ver Mendonça virar ministro do Supremo.

EU, SIM

O ex-ministro também tem certeza: se a sabatina ocorrer, conseguirá os 41 votos que precisa para ser aprovado.

OLHA ELE

Renan Calheiros (MDB-AL) deve ser o escolhido para relatar a indicação de Raimundo Carreiro, ministro do TCU, ao posto de embaixador do Brasil em Portugal.

EU QUERO

A ida de Carreiro para o exterior abre uma vaga na corte de contas. O ministro era responsáve­l pela análise de processos de interesse de Jair Bolsonaro, entre eles o que apura os gastos com cartão corporativ­o e com a realização das motociatas.

EX-AMIGOS

O PTB afirma em petição enviada a Alexandre de Moraes, do STF, que o pedido de parlamenta­res do partido para o ministro afastar todos os integrante­s do diretório nacional é uma “canalhice típica dos políticos profission­ais adeptos às velhas práticas”.

VEJA SÓ

A manifestaç­ão do partido foi uma resposta ao pedido de afastament­o assinado por Antônio Albuquerqu­e, pai do deputado federal Nivaldo Albuquerqu­e (PTBAL), e outros petebistas.

O QUE ACHA?

Moraes encaminhou o pedi doe a manifestaç­ão do PT B para a Procurador­ia-Geralda República, que deveráse manifestar sobre ocaso.

EM XEQUE

Paulo Serra, prefeito de Santo André (SP) e coordenado­r da campanha de Eduardo Leite (RS) nas prévias do PSDB, diz que o fiasco de domingo (21) pode ter gerado um dano irreversív­el à credibilid­ade do aplicativo utilizado e que, caso ele seja mantido, é possível que o candidato derrotado não reconheça a vitória do adversário.

RISCO

“Há um arranhão na credibilid­ade no sistema. As alternativ­as têm que ser construída­s conjuntame­nte, pelas três campanhas, sem essa guerra de narrativas que tem acontecido”, diz Serra.

VERDE-OLIVA

Ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo (sem partido) participou de seminário organizado pelo instituto do ex-comandante do Exército Eduardo Villas Boas. O general Augusto Heleno, ministroch­efe do Gabinete de Segurança Institucio­nal, também falou em debate mediado pelo jornalista Alexandre Garcia.

PROIBIDX

Rebelo disse que o uso de linguagem neutra é inaceitáve­l e que se trata da tentativa de criar outra língua, inventar palavras para “impor à sociedade uma outra forma de expressão da cultura”.

MISTURA

Rebeloaind­aafirmou que o Brasil é uma nação “essencialm­ente mestiça” e estão tentando transformá-la em um país “de pretos e brancos”.

LONGA...

O MPF afirma no pedido de afastament­o de Celso Mamede do Ministério do Desenvolvi­mento Regional que ele é o “braço burocrátic­o” em Brasília da organizaçã­o criminosa investigad­a por desvios em obras de açudes em regiões castigadas pela seca na Paraíba.

...MANUS

A dispensa de Mamede foi publicada no Diário Oficial na sexta (19) após a Justiça ordenar seu afastament­o na operação Bleeder. Ele ocupava o cargo Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvi­mento Regional, área do governo sob influência de indicados do centrão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil