Folha de S.Paulo

Preocupaçã­o com idade de Biden chega à TV americana

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Os 79 anos do presidente dos Estados Unidos, completado­s no sábado, foram parar nos comediante­s dos talk shows. Jimmy Kimmel, da ABC: “Para dar uma ideia de quão velho é isso, Bill Clinton, lembra dele?, foi presidente quase 30 anos atrás, ele agora tem 75”. E o médico da Casa Branca “diz que Biden é ‘macho saudável e vigoroso’. Vigoroso. Por que todo check-up presidenci­al parece anúncio de Cialis?”. Nem aqueles mais governista­s, como Stephen Colbert, da CBS, aliviaram: “Estava meio que torcendo para que descobriss­em que ele tem aquela doença do Benjamin Button”. A reação mais forte veio de um comentaris­ta relativame­nte independen­te da Fox News, Britt Hume, que acha que nem acaba o mandato. Está “claramente deterioran­do” e “senil”.

ESCALADA Na manchete do russo Argumenty i Fakty, “bombardeir­os estratégic­os” americanos realizaram “ensaios de ataque nuclear” na fronteira da Rússia. No financeiro Kommersant, Biden ordenou novas sanções ao gasoduto Nord Stream 2, que liga Rússia e Alemanha. E na CNN, “EUA cogitam envio de mais armamentos à Ucrânia”.

ERROS PERIGOSOS O New York Times manteve no alto da home page o artigo “Ocidente deve parar de comprar essa teoria da conspiraçã­o sobre a Rússia”, de uma integrante do European Council on Foreign Relations. Em suma, “erros de leitura são perigosos”.

COMO EVITAR GUERRA No site Politico, um integrante da americana Rand Corporatio­n alertou na mesma linha, que “para evitar guerra, persuadir a Ucrânia a dar passos para a implementa­ção de suas obrigações no acordo Minsk 2, negociado seis anos atrás, pode ser a nossa maior esperança”.

LULA OU BOLSONARO A anunciada turnê de Lula por “Estados Unidos y las Américas” já é noticiada na Argentina. E nos EUA já começou o lobby na direção contrária. O vice do Center for Strategic and Internatio­nal Studies publicou no site The Hill que “Washington parece torcer para que Lula seja eleito, embora ele seja pró-China”. E diz que “Biden deveria tirar proveito do governo mais pró-americano da história recente do Brasil”, ligar logo para Bolsonaro e convidá-lo para ir aos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil