Folha de S.Paulo

Grammy promete coroar Olivia Rodrigo em 2022

Revelação do pop concorre às principais categorias ao lado de Billie Eilish, H.E.R, Lil Nas X e do pianista Jon Batiste

- Henrique Artuni

O anúncio dos indicados para o Grammy do ano que vem, maior premiação da indústria musical, pôs alguns dos nomes mais celebrados e comentados de 2021 na disputa pelas estatuetas que serão entregues em 31 de janeiro, no Staples Center, em Los Angeles.

A começar pelas revelações, Olivia Rodrigo —que vem conquistan­do fama estrondosa desde o início de 2021, atingiu número um na Billboard Hot 100 e já é cotada como uma herdeira de Taylor Swift— chega como a provável queridinha, e é a única que está nas quatro principais categorias. Seu bombástico “Sour” concorre a melhor álbum do ano e sua “Drivers License”, aos troféus de canção e gravação. Já não bastasse a aprovação enorme do público, as apostas são de que esta será a coroação de seu sucesso.

O pianista Jon Batiste, no entanto, foi quem surpreende­u, com a maior soma de indicações, 11 ao todo. Seu trabalho mais conhecido, a trilha sonora da animação “Soul”, já ganhou um Globo de Ouro e também concorre aqui. Mas o destaque para seu trabalho também figura na disputa pelo melhor álbum, com “We Are”, pela gravação do ano, com “Freedom”, além de estar na corrida por estatuetas de R&B.

O gramofone mais prestigiad­o é disputado ainda por “Love for Sale”, parceria de Lady

Gaga com o veterano Tony Bennett, “Happier than Ever”, uma Billie Eilish com toques de bossa nova, “Back of My Mind”, da queridinha H.E.R —que desbancou Beyoncé, Taylor Swift, Dua Lipa e Post Malone levando a melhor canção neste ano—, “Planet Her”, de Doja Cat, e o colorido e rebelde “Montero”, de Lil Nas X.

Este último, que chamou a atenção desde o início do ano quando rebolou para o diabo num clipe e celebrou a comunidade LGBTQIA+, também teve a ousadia reconhecid­a nas indicações para melhor clipe, canção, gravação e melhor performanc­e de rap melódico.

Justin Bieber também disputa as estatuetas principais, além de melhor performanc­e pop e R&B, categoria, no entanto, em que tem poucas chances. Seu disco “Justice”, em que declara o amor à mulher, mas em que também se arrisca ao se apropriar do discurso de Martin Luther King, teve uma recepção morna. Ao todo, Bieber concorre a oito prêmios, assim como Doja Cat e H.E.R.

Outro que teve recepção crítica bem abaixo do esperado foi Kanye West com o disco que leva o nome da mãe, “Donda”. É o primeiro álbum do rapper depois de sua separação de Kim Kardashian, do apoio declarado a Donald Trump e de sua fracassada candidatur­a à Casa Branca. Rendeu a indicação de álbum do ano e melhor álbum de rap. Ele também disputa o troféu de melhor música de rap e performanc­e de rap melódico por parcerias com Jay-Z, The Weeknd e Lil Baby.

Entre as revelações, ainda que a vitória de Rodrigo seja quase certa, Finneas —como se batiza artisticam­ente Finneas O’Connell— vale destaque por não ser tão surpreende­nte assim. Na verdade, apesar da indicação pelo trabalho solo, ele também soma outras três indicações como colaborado­r da irmã, Billie Eilish.

O Brasil também está representa­do, mas bem mais distante dos holofotes. De um lado, a pianista paulistana Eliane Elias concorre ao melhor álbum de jazz latino por “Mirror Mirror”, em parceria com Chick Corea e Chucho Valdés. Do outro, o disco “Music Is The Weapon (Reloaded)”, do grupo Major Lazer, concorre ao melhor álbum de dance e eletrônica e tem duas faixas com participaç­ões de brasileiro­s —“Pra Te Machucar”, com Ludmilla, a banda baiana ÀTTØØXXÁ e o rapper Suku Ward, e “Rave de Favela”, com MC Lan, Anitta e Beam.

E, depois de laurear em 2021 Beyoncé como a artista mulher com mais gramofones da história —28 ao todo—, o prêmio deixou de fora do páreo de 2022 não só a diva pop como outras vencedoras famosas, entre elas Lana Del Rey —que lançou dois álbuns neste ano, “Blue Banisters” e “Chemtrails Over The Country Club”—, Miley Cyrus e Lorde —cujo recente “Solar Power” enveredou pela vida rural. A ver como as honras serão partilhada­s no ano que vem.

 ?? ?? Da esquerda para a direita, os artistas Olivia Rodrigo, Billie Eilish, Doja Cat, Justin Bieber e Lil Nas X, principais nomes indicados no Grammy 2022
Da esquerda para a direita, os artistas Olivia Rodrigo, Billie Eilish, Doja Cat, Justin Bieber e Lil Nas X, principais nomes indicados no Grammy 2022
 ?? Mario Anzuoni e Andrew Kelly/Reuters e Divulgação ??
Mario Anzuoni e Andrew Kelly/Reuters e Divulgação
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil