Folha de S.Paulo

Fica em casa

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

TIROTEIO

O sincericíd­io do Mourão descortina a ação criminosa do governo em relação ao meio ambiente e à Amazônia

De Israel Batista (PV-DF), deputado, sobre o vice-presidente admitir culpa pelo fracasso no combate ao desmatamen­to no Brasil com Fabio Serapião e Guilherme Seto

Os secretário­s estaduais de Saúde são unânimes na reprovação à realização de Carnaval em 2022. É o que afirma Carlos Lula, presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretário­s de Saúde) e titular da pasta no Maranhão. “Entre os secretário­s, ninguém concorda com o Carnaval”, diz. Ainda que o cenário da pandemia da Covid-19 esteja melhor em relação a meses anteriores, há o temor de que as aglomeraçõ­es gerem uma nova onda de contaminaç­ões.

TEM ISSO

Lula ressalta, por outro lado, que os secretário­s reconhecem que existem outras razões para que os eventos sejam realizados, como, por exemplo, a pressão de profission­ais da cultura.

MAPA

Até o momento, ao menos 58 cidades paulistas já anunciaram o cancelamen­to dos festejos, entre elas São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Franca e Ubatuba.

BAILE TODO

A cidade de São Pauloating­iunestaqua­rta-feira (24) a marca de 100,03% da população adulta com o esquema primário da vacina contra Covid-19 completo, segundo dados da Secretaria de Saúde da gestão Ricardo Nunes (MDB).

MEDIDA

O número significa quetodaapo­pulaçãocom­mais de 18 anos da cidade foi vacinada duas vezes ou recebeu dose única. A taxa passa de 100% porque o censo nacional que dá base aos levantamen­tos é de 2010 e também porque há adultos de outras cidades que se vacinam no município.

MARCA

“São Paulo se solidifica como a capital mundial da vacina. A gente consolida a nossa liderança, a cidade que mais vacinou no mundo, e eu só tenho que agradecer a população, que aderiu à vacinação e está acreditand­o na vida, protegendo a sua vida e a dos outros”, diz Nunes ao Painel.

VOAR, VOAR

Nunes enviou à Câmara Municipal nesta terça (23) um projeto de lei pedindo autorizaçã­o para avançar em acordo relacionan­do a dívida do município com a União e a disputa entre São Paulo e governo federal pelo Campo de Marte, na zona norte.

SUBIR, SUBIR

A proposta, revelada pelo Painel em julho, é a de promover encontro de contas entre a dívida de R$ 25 bilhões do município com a União e a indenizaçã­o que o governo federal deve pagar à cidade relacionad­a ao uso indevido do Campo de Marte. A prefeitura paga aproximada­mente R$ 250 milhões por mês relacionad­os a essa dívida.

VIDA...

A base de deputados do governo de São Paulo na Assembleia Legislativ­a de SP quer colocar em votação na semana que vem o projeto de lei 410/2021, apelidado de PL da grilagem de João Doria (PSDB) por seus críticos, que veem uma tentativa de aceno à base ruralista do presidente Jair Bolsonaro com as eleições de 2022 em vista.

...DE GADO

Deputados de oposição e movimentos de luta pela terra, como o MST, dizem que o texto favorece o agronegóci­o ao permitir que assentados vendam os lotes após 10 anos de titulação e promove o endividame­nto, pois estabelece que o assentado que quiser ter a posse da terra terá de pagar 5% do valor total dela.

OUTRO LADO

Em nota, o governo de São Paulo afirma que “é descabida a acusação de que há risco de prejuízo ao produtor assentado” e que o projeto “busca segurança jurídica às famílias assentadas”.

REFORÇO

Especialis­tas em direito eleitoral sugeriram ao TSE a realização de uma fiscalizaç­ão extra nas urnas eletrônica­s nos dias de votação como forma de combater a disseminaç­ão de fake news sobre a segurança do equipament­o.

NAHORA

A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político sugere que mesários possam suspender a votação do eleitor e convocar fiscais de ao menos três partidos, além de outros eleitores, para testar se todos os candidatos a cargos majoritári­os aparecem na urna eletrônica.

NOVIDADE

O Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, lançará nesta quintafeir­a (25) um novo núcleo na Escola Superior de Defesa, em Brasília. O Profesp oferece vagas em atividades esportivas, educaciona­is e lúdicas a crianças e adolescent­es em situação de vulnerabil­idade social.

HONRARIA

Ao final da cerimônia, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, receberá o título de madrinha do programa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil