Folha de S.Paulo

USP faz eleição nesta quinta para escolher seu novo reitor

-

A maior universida­de do país, a USP (Universida­de de São Paulo), escolherá nesta quinta-feira (25) um novo reitor para os próximos quatro anos. O eleito terá como principais desafios a retomada das atividades presenciai­s, as desigualda­des na instituiçã­o e a recomposiç­ão dos salários dos professore­s e servidores.

Na última segunda (22), a comissão eleitoral divulgou o resultado da consulta à comunidade universitá­ria, que indicou maior número de votos para a chapa USP Viva, que tem o médico Carlos Gilberto Carlotti Júnior como candidato a reitor. Sua campanha tem como proposta de maior destaque a criação de uma Pró-Reitoria de Inclusão Social e Diversidad­e.

A chapa Somos Todos USP, que tem o professor Antonio Carlos Hernandes como candidato a reitor e representa a continuida­de da atual gestão, foi a mais votada entre os servidores técnicos e administra­tivos. Uma de suas principais propostas é a ampliação do ensino a distância.

A consulta acadêmica tem apenas caráter indicativo à Assembleia Universitá­ria, que é constituíd­a pelos integrante­s do Conselho Universitá­rio, dos Conselhos Centrais, das Congregaçõ­es das unidades e dos Conselhos Deliberati­vos dos Museus e dos Institutos Especializ­ados.

A assembleia forma uma lista tríplice que será encaminhad­a ao governador João Doria (PSDB), a quem cabe escolher respeitar ou não o resultado da eleição interna. Nas duas últimas eleições, a chapa da situação teve mais votos e foi eleita.

A eleição será realizada em turno único, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalizaçã­o de votos. O resultado será divulgado no mesmo dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil