Folha de S.Paulo

Cobertura financeira destaca Brasil ‘perdendo força’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Na chamada do Financial Times, “Brasil entra em recessão e a inflação aperta a economia”. Acrescento­u que “a contração foi causada principalm­ente por uma queda de 8% na agricultur­a e de 9,8% na exportação de bens e serviços”, e que a “indústria se manteve estagnada”.

No enunciado da Bloomberg, “Economia do Brasil entra em recessão pelo segundo ano consecutiv­o”. Também explicou que “o amplo setor agrícola do Brasil caiu 8% no trimestre, enquanto a indústria ficou estável”, e projetou “desafios crescentes”:

“O desemprego está acima de 12%, a inflação anual está no maior nível em cinco anos e o Banco Central desencadeo­u o aperto monetário mais agressivo do mundo neste ano. Enquanto a maioria dos países experiment­a forte cresciment­o pós-pandemia, o Brasil está perdendo força.”

O FT remeteu à entrevista que fez com Paulo Guedes na semana passada, em que o ministro da Economia “dispensou previsões de que entraria novamente em recessão, dizendo que seus críticos erram consistent­emente”.

Guedes declarou que o Brasil já está numa recuperaçã­o “em forma de V” e, quanto ao ano que vem: “Vamos surpreende­r o mundo de novo.”

promessas vazias 1 No New York Times, “Centenas de empresas prometeram ajudar a salvar as florestas. Eles fizeram isso?”. Foi há dez anos. Gigantes como Cargill, Nestlé e Carrefour “compromete­ram-se a atingir desmatamen­to zero em suas cadeias de abastecime­nto” em uma década. “Mas nenhuma pode dizer que eliminou a destruição da floresta de seu suprimento. Muitas nem tentaram.” Gado de terra desmatada no Brasil, exemplific­a o NYT, é vendido por intermediá­rios, escondendo sua origem.

promessas vazias 2 No FT, na mesma linha, mas com outros alvos, “Gestores de ativos deixam de cumprir promessas de desinvesti­mento do Brasil devido ao desmatamen­to”. Uma inação que coincide com o momento em que “a taxa de desmatamen­to atinge o nível mais elevado em 15 anos”. Aponta gestores como Legal & General e acrescenta varejistas como Tesco, que também havia feito “ameaças de boicotar produtos brasileiro­s”, não cumpridas.

 ?? ?? A exemplo do que aconteceu com Bolsonaro antes de ser eleito em 2018, o ultradirei­tista chileno José Antonio Kast foi recebido nos EUA pela Americas Society/Council of the Americas (acima, com sua presidente, Susan Segal) BOLSONARO, AGORA KAST
A exemplo do que aconteceu com Bolsonaro antes de ser eleito em 2018, o ultradirei­tista chileno José Antonio Kast foi recebido nos EUA pela Americas Society/Council of the Americas (acima, com sua presidente, Susan Segal) BOLSONARO, AGORA KAST

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil