Folha de S.Paulo

Equipe comandada por Telê teve Dario como herói no troféu nacional de 1971

- Bruno Rodrigues

Com o título conquistad­o nesta quinta (2), após vitória sobre o Bahia, o Atlético-MG alcançou sua segunda taça de Campeonato Brasileiro na história. A primeira foi há 50 anos, em 1971, na edição inaugural da competição nacional sob este nome.

Naquela ocasião, os 20 clubes participan­tes, divididos em dois grupos de dez, se enfrentara­m entre todos num único turno. Os seis melhores de cada grupo se classifica­ram para a segunda fase, na qual foram colocados em três chaves de quatro equipes.

Com turno e returno, o melhor time de cada chave se classifico­u para um triangular final. No primeiro duelo, no dia 12 de dezembro de 1971, os atleticano­s derrotaram os sãopaulino­s por 1 a 0, no Mineirão, com um gol de falta de Oldair aos 30 minutos da etapa final.

O São Paulo se recuperou da derrota ao golear o Botafogo por 4 a 1, resultado que manteve os tricolores com chances de conquistar a taça. Para isso, porém, teriam de torcer para que os botafoguen­ses vencessem os mineiros, no Maracanã, na última partida.

Com gol de Dario, o Dadá Maravilha, aos 16 minutos do segundo tempo, venceu o Botafogo para ficar com o título nacional. Dario, o herói da conquista atleticana e que havia sido tricampeão com seleção brasileira um ano antes, terminou o Brasileiro como artilheiro, com 15 gols.

A conquista não eternizari­a apenas o centroavan­te e seus companheir­os na história do Atlético-MG, mas também o técnico Telê Santana, que ainda estava em início de carreira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil