Folha de S.Paulo

Djaimilia Pereira de Almeida discute os silêncios e a justiça em mesa forte na Flip

- Walter Porto e Nathan Fernandes

A angolana Djaimilia Pereira de Almeida e a turca Elif Shafak protagoniz­aram nesta quintafeir­a uma das mesas mais fortes da festa literária até agora.

Com uma discussão que refletiu sobre o poder dos silêncios, o peso das heranças e a multiplici­dade contida em cada pessoa, duas das autoras mais talentosas em atividade teceram um diálogo natural sobre suas últimas obras.

Djaimilia afirmou que “A Visão das Plantas”, romance curto que lançou no Brasil pela Todavia, não foi escrito com qualquer interesse em julgar o seu protagonis­ta, um capitão de navio negreiro que termina a vida cuidando do jardim de sua casa com a consciênci­a plenamente limpa.

“O livro trabalhava sobre uma possibilid­ade desconcert­ante, a de não existir justiça no mundo, nada que nos conforte”, argumenta. A autora, premiada com o Oceanos, afirmou que não lhe interessa nada impingir seus juízos pessoais sobre as personagen­s, mas apresentar todas “em sua espetacula­r multiplici­dade e contradiçã­o”.

Shafak também defendeu, que todos os humanos contêm multitudes, como disse Walt Whitman. “Acredito em pertencime­ntos múltiplos, não quero pensar na identidade como uma coisa singular”, afirmou a escritora, que se disse interessad­a também nos “silêncios das famílias que passam por grandes traumas ou imigrações”. “Os mais idosos passaram pelos maiores obstáculos, mas os mantêm enterrados em si mesmos. A segunda geração não parece ter tempo para o passado. São as gerações seguintes que perguntam sobre seus ancestrais.”

Na segunda mesa do dia, a jornalista Eliane Brum e o escritor de ficção científica Kim Stanley Robinson debateram políticas que podem guiar o mundo a um futuro habitável.

Brum defendeu uma “mudança geopolític­a que desloque para o centro um outro tipo de pensamento que não seja binário, patriarcal e de matriz europeia”, mas sim do que chama de “povos-natureza”.

Robinson elogiou uma ideia do presidente Joe Biden de deixar parte dos Estados Unidos desabitada. “Me anima a ideia de que os políticos percebam os animais e a floresta também como cidadãos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil