Folha de S.Paulo

Segue o jogo

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br com Fabio Serapião, Guilherme Seto e Italo Nogueira

Há algo positivo na ida de Lula aos podcasts: o eleitor começa a ver a real ameaça da vitória petista em 2022

Ficou sem qualquer punição no Ministério Público do Rio a perda de prazo para recorrer da decisão do Tribunal de Justiça em conceder foro especial ao senador Flávio Bolso naro(PL- RJ) em 2020. A2ª Turmado STF deixou claro que o erro impediu a reversão do entendimen­to sobre o tema. O Conselho Nacional do Ministério Público arquivou as duas representa­ções feitas contra a procurador­a Soraya Gaya, que iniciou a contagem do prazo ao acessar o sistema do TJ-RJ e tomar ciência da decisão.

especial

Gaya, que se aposentou no mês passado, era favorável ao foro de Flávio e o defendeu na Câmara Criminal que decidiu sobre o tema.

discordo

O caso, porém, era objeto de divergênci­a dentro do MP-RJ. O ex-procurador-geral de Justiça Eduardo Gussem delegou ao Grupo de Atuação Especializ­ada no Combate à Corrupção, responsáve­l pela investigaç­ão do caso da “rachadinha”, a elaboração do recurso para tentar manter o caso na primeira instância.

já era

Os promotores do Gaecc, porém, não notaram que Gaya havia tomado ciência da decisão. Eles ingressara­m no processo três dias depois e passaram a considerar com atraso o início da contagem do prazo, o que resultou na inadmissão do recurso especial.

drible

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), aposta nas mudanças na Lei de Improbidad­e promovidas pelo Congresso para não ser barrado na disputa pela vaga deixada por Raimundo Carreiro no Tribunal de Contas da União.

troca

Como mostrou a Folha, a flexibiliz­ação da Lei de Improbidad­e poderia impactar na anulação de ações abertas contra partidos investigad­os nos desvios da Petrobras. Entre eles, o PSB e o MDB. A mudança da lei trouxe a exigência do dolo para a condenação.

aposta

Segundo advogado do senador, a interpreta­ção é de que Bezerra não poderá ser barrado pelo novo regramento aprovado no TCU.

ajudinha

A Comissão de Constituiç­ão e Justiça da Câmara aprovou projeto de lei que prevê manutenção de pagamento de pensão a militares condenados por qualquer crime. Pelo texto, o benefício será dado aos seus dependente­s.

Relator do projeto, Coronel Tadeu (PSL-SP) escreveu que a família do militar condenado que perdeu a patente “não pode ser desamparad­a”.

fica em casa

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste produziu um documento em que analisa a situação da pandemia de coronavíru­s para recomendar a não realização das festas de fim de ano e do Carnaval nos estados da região.

cenário

Os integrante­s do grupo citam as incertezas futuras em todo o mundo causadas pela desigualda­de na distribuiç­ão de vacina, pelo negacionis­mo contra a imunização em países ricos e o surgimento de novas cepas como a ômicron.

pode melhorar

O comitê também sugere a intensific­ação da vacinação, com aplicação nas escolas e uso de “carros de vacinas” para alcançar mais pessoas. A manutenção do uso de máscara e a exigência do passaporte da vacina em eventos com aglomeraçã­o são indicados pelo grupo.

bombou

A entrevista do expresiden­te Lula (PT) ao podcast Podpah na quinta (2) gerou mais de 310 mil menções ao político no Twitter até as 11h da sexta-feira (3), segundo monitorame­nto da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas —até o final da noite o vídeo acumulava 4,6 milhões de visualizaç­ões no YouTube.

só vendo

Segundo o levantamen­to, a participaç­ão no programate­ve pico de 280 mil visualizaç­ões simultânea­s no YouTube e chegou a 50 mil menções por hora noTwitter,c om pico de 10.759 às 20h. Na mesma fatia de horário, Jair Bolsonaro (PL) teve um pico de 4.050 citações durante sua live.

cadeira...

Lula será convidado de honra e falará no encerramen­to do congresso da Força Sindical, na quarta (8). O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Metalúrgic­os, em SP.

...cativa

A Força é uma das centrais sindicais que fizeram reunião com Geraldo Alckmin na segunda-feira (29) e que têm incentivad­o a formação de uma chapa presidenci­al encabeçada pelo petista com o tucano como vice.

De Arthur do Val (Patriota-SP), deputado estadual, sobre a audiência dos podcasts Podpah e Mano a Mano com o ex-presidente Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil