Folha de S.Paulo

Novo prefeito de NY discutirá negócios com SP

- Rafael Balago

O prefeito eleito de Nova York, Eric Adams, visitará

São Paulo após sua posse, em 1º de janeiro. Na sua agenda, cooperação com estado e capital nas áreas de segurança, habitação para sem-teto e educação. Adams foi convidado a visitar o Brasil nesta sexta

(3) pelo governador João Doria (PSDB-SP) durante o SP Day, dia de palestras de autoridade­s paulistas a investidor­es americanos, parte da missão empresaria­l da agência estadual InvestSP. Eleito em novembro com folga, mas em uma votação com alta abstenção, Adams falou via teleconfer­ência desde Gana, país africano que está visitando “para conhecer meus ancestrais”, segundo disse —ele é o segundo prefeito negro da história de Nova York.

“Não podemos mais pensar de forma isolada. Temos de entender as questões como globais”, afirmou ele. Ex-policial que teve uma infância pobre e chegou a ser preso, Adams combina várias personas em suas falas, o que já levou à acusação de que ele embeleza histórias para agradar a diversas plateias. Ex-republican­o e agora democrata, foi eleito com forte apoio dos barões do mercado imobiliári­o e um discurso “pro-business”.

“Os negócios são demonizado­s, não conseguem crescer. Isso vai mudar”, afirmou. Trocou elogios com Doria, a quem chamou de “visionário” pelo investimen­to na vacina Coronavac. “Depois do seu discurso inspirador eu entendi por que você foi eleito”, disse o tucano. Na sua fala, Doria relacionou a alta vacinação em São

Paulo, na casa dos 100% dos adultos, com a possibilid­ade de “segurança para a vida das pessoas e para a retomada dos negócios”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil