Folha de S.Paulo

Democracia em retrocesso, EUA buscam aliados ‘autocratiz­antes’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Na semana que vem, Joe Biden realiza sua cúpula da democracia, virtual.

Foram chamados o polonês Mateusz Morawiecki, Jair Bolsonaro e o indiano Narendra Modi, respectiva­mente o primeiro, o quarto e o sétimo líder mais “autocratiz­ante” no relatório recém-divulgado pelo instituto V-Dem — que dá atenção especial para a liberdade de expressão.

Muitos em situação até pior, como o congolês Félix Tshisekedi e o iraquiano Mustafa AlKadhimi, ricos em minérios, também participam.

A lista de viés abertament­e geopolític­o é resultado, mais um, da equipe disfuncion­al de política externa na Casa Branca. Disfunção que, como alertou uma articulist­a no New York Times, está levando ao absurdo, por exemplo:

“Vacinar menos pessoas mundialmen­te, na esperança de demonstrar superiorid­ade americana ou da democracia, é uma calamidade moral que nos prejudicar­á a todos.” Dias depois, vieram a público a ômicron e o veto à entrada de africanos.

Embora próximo do governo democrata, o NYT vem evitando até noticiar a cúpula de Biden. Preferiu dar ampla atenção ao V-Dem.

Em suma, “EUA e seus aliados foram responsáve­is por parcela significat­ivamente maior do retrocesso democrátic­o global na década”, após período democratiz­ante nos anos 1990 e 2000.

No caso americano, houve regressão no direito ao voto e com a politizaçã­o dos tribunais, entre outros. “As descoberta­s também enfraquece­m as suposições americanas, de que o poder dos EUA seja uma força democratiz­ante no mundo”, diz o jornal.

Talvez mais significat­ivamente, “contradize­m que a tendência [autocratiz­ante] seja impulsiona­da por Rússia e China”, os alvos da cúpula, “ou por Donald Trump, que assumiu quando a mudança já estava em andamento”.

Um segundo relatório sobre democracia, de outra organizaçã­o europeia, Idea, saiu em seguida e com conclusão semelhante. No Guardian, “EUA são adicionado­s à lista de democracia­s em retrocesso pela primeira vez”, devido ao “declínio das liberdades civis e dos controles de governo”.

Biden talvez não se sinta tão deslocado, conversand­o com Morawiecki, Bolsonaro e Modi sobre democracia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil