Folha de S.Paulo

Café da manhã na piscina

Moda entre os blogueiros mistura falta de higiene com cafonice

- Flávia Boggio Roteirista. Escreve para programas e séries da TV Globo | dom. Ricardo Araújo Pereira | seg. Bia Braune | ter. Manuela Cantuária | qua. Gregorio Duvivier | qui. Flávia Boggio | sex. Renato Terra | sáb. José Simão

Quem acompanha redes sociais dificilmen­te consegue ficar imune à blogueirag­em dos “influencer­s”. Alguns, com seus posts sobre “bunda na nuca” e propaganda­s de táxi aéreo para fugir de enchentes na Bahia, são o puro creme da podridão humana. Mas, no geral, dão uma variada na chamada “leitura de toalete”.

Com a chegada do verão, porém, essas publicaçõe­s começam a ser substituíd­as por uma enxurrada de imagens dessas personalid­ades em locais paradisíac­os, fazendo “publis” de pousadas e agências de viagem.

Entre as postagens das celebridad­es de férias, tem aparecido um hábito intrigante: o café da manhã na piscina. Não é um desjejum na borda, muito menos na beira. O café da manhã é servido dentro da piscina, com a refeição posta em uma bandeja flutuante.

De relance, parece um momento luxuoso e refrescant­e. Mas, após uma rápida reflexão, conclui-se que não há conforto algum em se comer um ovo mexido boiando na água.

Quem conhece os princípios básicos da física sabe que, ao tentar dar uma garfada, é provável que a bandeja vá embora. O hóspede passará a refeição se arrastando pela piscina, atrás do alimento.

Também é preciso tomar cuidado para que nenhuma comida caia na água. Caso contrário, é provável que passe o dia nadando com migalhas de pão e restos de Sucrilhos. Em casos mais graves, pode achar que encontrou um peixe e descobrir que se trata de um croissant. É uma mistura de falta de higiene com cafonice.

Há até variações do tema. Uma influencer postou a tal bandeja boiando em uma piscina na Islândia, na neve. Como se não bastassem todos os obstáculos, provavelme­nte o café estava gelado.

Outro blogueiro postou a refeição dentro de uma piscina, dentro da sacada de um hotel com laterais transparen­tes, dentro da praia de Jericoacoa­ra. Talvez para que todos os turistas vissem as migalhas de pão.

Poderia apelar para a filosofia de botequim e dizer que o café da manhã na piscina é um resumo das redes sociais. Na foto, pode até ser bonito. Nos bastidores, estão todos nadando em migalhas de pão e resto de Sucrilhos.

A verdade é que eu também adoraria estar comendo um croissant com ovo mexido numa piscina de hotel cafona.

 ?? Galvão Bertazzi ??
Galvão Bertazzi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil