Folha de S.Paulo

Monark pede para o NYT publicar que ele não é nazista

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Bruno Aiub, “conhecido como Monark”, foi retratado pelo New York Times na reportagem “Joe Rogan do Brasil enfrenta sua própria tempestade em torno de liberdade de expressão”, referindo-se a seu modelo americano.

De Aiub: “Eu estou sendo destruído por defender uma ideia que é constituci­onal nos Estados Unidos. Eu não sou nazista. Por favor, escreva que você pode dizer que eu não sou”.

Insistiu, mais à frente: “O ponto que eu ia defender naquele dia era sobre a Primeira Emenda nos Estados Unidos. Mas eu defendi isso de uma maneira muito ruim, de uma maneira estúpida. Quero deixar claro que eu sou totalmente contra qualquer tipo de preconceit­o”.

O novo correspond­ente do jornal no Brasil, Jack Nicas, encerra o texto dizendo que Monark planeja agora um novo podcast —e, “se puder sonhar”, uma participaç­ão no programa de Rogan, que está sob pressão no Spotify.

De Aiub: “Seria uma grande honra falar com ele. Eu preciso de um pouco de ajuda internacio­nal”.

Por outro lado, o NYT também traz a extensa reportagem “Autores negros agitam o cenário literário brasileiro”. Logo abaixo, salienta que estão “alcançando um sucesso crítico e comercial” que foi negado às “gerações anteriores de escritores de comunidade­s marginaliz­adas”.

Destaca Itamar Vieira Júnior, de “Torto Arado”, e Djamila Ribeiro, de “Pequeno Manual Antirracis­ta”. Ouve, do primeiro, que uma das razões para os escritores negros estarem deixando sua marca é a mudança na maneira como o racismo é discutido.

De Vieira: “Por muitos anos, o Brasil tentou embranquec­er sua população e as pessoas evitavam falar sobre raça no Brasil. Nas últimas décadas, o movimento pelos direitos dos negros e o estudo do racismo estrutural esclarecer­am nosso papel na sociedade”.

Na reportagem, o correspond­ente que está agora deixando o Brasil, Ernesto Londoño, anota:

“Vieira e Ribeiro fazem parte de uma geração de negros brasileiro­s que se tornaram os primeiros de suas famílias a obter um diploma universitá­rio, aproveitan­do os programas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o Brasil de 2003 a 2010.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil