Folha de S.Paulo

Foca em mim

- Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br

O núcleo da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a desenhar o discurso com o qual pretende enfrentar Sergio Moro (Podemos). Visto como o único capaz de tirar o atual chefe do Executivo do segundo turno em outubro, o ex-ministro será retratado como alguém vaidoso e afeito a holofotes. A estratégia foi desenhada a partir de pesquisas qualitativ­as, nas quais eleitores que rejeitam o ex-juiz o apontam como mais preocupado com a própria biografia.

MAIS QUE JUDAS Trata-se de uma mudança de direcionam­ento. Desde que deixou o governo, em abril de 2020, Moro tem sido retratado nas redes ligadas ao presidente como traidor, alguém pouco confiável. O novo discurso visa a ampliar a rejeição do ex-juiz além da bolha bolsonaris­ta.

LIÇÃO DE CASA Provável candidato de Bolsonaro ao governo de SP e tido como de perfil mais “técnico”, o ministro Tarcísiode­Freitas(Infraestru­tura) vem se aproximand­o da base mais ideológica do presidente.

NOVAS AMIZADES Na semana passada, esteve com o presidente do PTB em São Paulo, o empresário Otávio Fakhoury, ligado a Roberto Jefferson, preso há seis meses. Também encontrou o youtuber Paulo Lisboa. Ambos já fizeram acenos ao ex-ministro Abraham Weintraub (Educação), que quer disputar o Bandeirant­es no campo conservado­r.

MÉTODO O juiz Marcelo Bretas usou redes sociais para avisar pessoas de que vai processála­s. Nesta segunda (14), compartilh­ou mensagens do deputado Paulo Pimenta (PT) e do usuário Thiago Brasil, dizendo que os comentário­s “criminosos” não passarão impunes.

TEMLIMITE Ambos escreveram que o ministro do STF Gilmar Mendes compartilh­ou com o Conselho Nacional de Justiça três delações que incriminar­iam Bretas. Eles acusaram o magistrado de vender sentenças.

PRENDA-ME... O influencia­dor bolson arista Allandos Santos, foragido da polícia, tem adotado uma estratégia de gato e rato com as redes sociais. Banido, tem criado novas contas e publicado conteúdo, até o momento em que é identifica­do e novamente bloqueado.

...SE FOR CAPAZ No Instagram, ele criou uma conta chamada “Guerra de Informação”, bloqueada. Fez então uma nova, com mais de 13 mil seguidores. Nesta segunda (14), xingou Alexandre de Moraes (STF) e disse que seguirá criando novas.

HELP 1 Em reunião nesta segunda-feira (14) com José Luiz Penna, presidente do PV, o ex-governador Geraldo Alckmin pediu ajuda para tentar resolver a situação entre Márcio França (PSB) e Fernando Haddad (PT) em São Paulo.

HELP 2 Os dois pretendem ser candidatos a governador e não abrem mão de suas pretensões. O impasse tem travado a possibilid­ade de avançar na criação de uma federação entre PSB, PT, PV e PC do B.

SÓ O COMEÇO O clima entre lideranças de PT e PSB no estado tem se deteriorad­o rapidament­e, com trocas de acusações nos bastidores. Dirigentes avaliam que é um aperitivo para uma campanha agressiva entre as legendas de esquerda.

reação 1 O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) vai processar 17 responsáve­is por perfis em redes sociais e quatro veículos de imprensa que, segundo ele, lhe imputaram falsamente o crime de apologia ao nazismo. Entre os alvos estão o ex-deputado Jean Wyllys, a filósofa Márcia Tiburi, o historiado­r Jones Manoel e o jornalista Palmério Dória.

REAÇÃO 2 Kataguiri também pedirá direito de resposta e indenizaçã­o a quatro veículos de imprensa: Band News TV, The Intercept Brasil, Nexo Jornal e Blog da Cidadania. O parlamenta­r os acusa de distorcer o que disse no Flow Podcast.

NO FORNO Pré-candidato ao governo de SP, Guilherme Boulos (PSOL) lança em abril livro em que relata os desafios apresentad­os pela ascensão da direita radical no Brasil e os caminhos e desafios da esquerda. Com o título provável de “Esperançar” (ed. Contracorr­ente), terá renda doada para as cozinhas solidárias do MTST, do qual é coordenado­r.

VISITA À FOLHA O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, visitou a Folha nesta segundafei­ra (14). Estava acompanhad­o de Mariana Oliveira, secretária de Comunicaçã­o Social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil