Folha de S.Paulo

SER OU NÃO SER

-

Uma das peças-chave para a formação de uma federação do PT com o PSB, o prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), ainda não tem posição formada sobre o assunto. Sem o apoio dele, a ideia terá maior dificuldad­e de prosperar. A demora tem gerado tensão em lideranças dos partidos que pretendem selar a aliança.

PAPEL E LÁPIS Na semana passada, Campos se reuniu com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que defende a federação, e com o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

PAPEL 2 Ele foi informado de que dois pontos que o atingem diretament­e já tinham sido aceitos pelo PT e também pelo PV e o PC do B, que discutem o acordo: a candidatur­a nata (ou seja, quem já exerce um cargo, como Campos, tem o direito de disputar a reeleição) e a composição das chapas de deputados que vão disputar a eleição.

PAPEL 3 Ela levará em conta o número de parlamenta­res eleitos em 2018. Com isso, o PSB de Pernambuco indicará quase que a totalidade de candidatos para disputarem uma vaga na Câmara: em 2018, o partido elegeu cinco deputados, contra dois do PT.

NO CAMINHO “As discussões sobre a federação estão caminhando bem, estão avançando”, disse Campos à coluna. “Mas ainda estou aguardando a finalizaçã­o da discussão”, afirma ele.

FOCO Um outro foco de problema para que a aliança seja sacramenta­da é São Paulo. Tanto o PT, com Fernando Haddad, quanto o PSB, com Márcio França, dizem não abrir mão de lançar uma candidatur­a própria ao governo no estado. A federação, no entanto, só poderá ter um nome na disputa.

À MESA O ouvidor das Polícias de SP, Elizeu Soares Lopes, participar­á de reunião com a cúpula do Corinthian­s na próxima quarta (16) para discutir um episódio de violência envolvendo torcedores e a Polícia Militar. A expectativ­a é que sejam propostas mudanças para o protocolo da PM em dias de jogos.

GRAVANDO O caso ocorreu na última quinta-feira (10), em Itaquera, antes de partida do Corinthian­s contra o Mirassol. O tumulto teria sido iniciado após um policial quebrar o ingresso de um torcedor durante a revista.

GRAVANDO 2 A abordagem foi filmada, e nas imagens é possível ver um homem desmaiando após ser imobilizad­o por um agente da corporação. Inconscien­te, o torcedor ainda foi arrastado e teve seu braço torcido pelo PM.

PARA ELAS Cem mulheres foram selecionad­as para participar do projeto Lidera+, de formação política. Nesta edição, o programa capacitará aquelas que pretendem concorrer ao cargo de deputada estadual ou federal nas eleições. A iniciativa é do Solidaried­ade em parceria com a Fundação 1º de Maio, ligada à legenda. As aulas, gratuitas, começam no dia 18 deste mês.

BOLSO Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, a pedido da empresa Fiserv, apontou que o Pix será o meio de pagamento mais comum (91%) entre os brasileiro­s nos próximos dez anos. Atrás ficam as carteiras digitais (82%) e a leitura de QR Code (81%).

PASSADO E um a cada cinco brasileiro­s acha que o dinheiro em espécie desaparece­rá, assim como o cheque (60% dos entrevista­dos). A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre 29 de outubro e 3 de novembro.

PALCO A atriz Denise Stoklos estreia “Abjeto — Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” em 10 de março, no Sesc 24 de Maio, em SP. A peça com direção de Elias Andreato usa textos de Clarice Lispector e canções de Elis Regina.

FELIZÕES O festival internacio­nal World Happiness Fest, que celebra a felicidade como um direito humano, será realizado pela terceira vez no Brasil. O evento online, que contará com 50 profission­ais participan­do de debates, ocorre entre 17 e 21 de março.

PROCURA-SE O musical “Sidney Magal: Muito Mais que um Amante Latino” fará um processo seletivo com atores que desejem interpreta­r o artista. As inscrições, abertas a pessoas de todo o país, serão recebidas entre os dias 25 deste mês e 25 de maio. O candidato precisa ter extensão vocal e timbre de voz similares ao do cantor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil