Folha de S.Paulo

Lula faz aceno ao PSD para ceder a candidatur­a do PT na Bahia

- João Pedro Pitombo

SALVADOR Em articulaçã­o para trazer o PSD para o palanque de Lula (PT) ainda no primeiro turno da eleição presidenci­al, o PT avalia abrir mão da candidatur­a na Bahia, maior estado governado pelo partido.

No arranjo, o senador Jaques Wagner (PT) abriria mão da candidatur­a para apoiar o senador Otto Alencar (PSD) no governo do estado, tendo o governador Rui Costa (PT) como candidato ao Senado. Em meio de mandato, Wagner tem mais quatro anos no Senado.

O assunto esteve na mesa de reunião em São Paulo nesta terça (15). Participar­am Lula, Jaques Wagner, Rui Costa, Otto Alencar, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, além do vicegovern­ador da Bahia, João Leão (PP), que assumiria o governo em caso de renúncia de Costa em abril para disputar as eleições.

Ao sair do encontro, Wagner confirmou numa rede social que discutiu com Lula o cenário eleitoral na Bahia, mas que o quadro permanece o mesmo, com sua candidatur­a ao governo do estado e a de Alencar ao Senado.

“O quadro continua o mesmo, com minha précandida­tura ao governo e o desejo de Otto e Leão de disputarem o Senado. Política é assim: se conversa muito até se chegar a um consenso”, afirmou.

Em privado, dirigentes e líderes do PT afirmam que a reunião visou sinalizar o nome de Alencar com opção real da base aliada para a disputa do governo da BA.

A chance de abrir mão da Bahia, estado governado pelo PT há 16 anos, serviria como aceno para atrair o PSD de Gilberto Kassab — que está na mira de Lula. O PT também discute possível apoio a candidatos do PSD em MG, RJ e SE.

Com origem política no carlismo, grupo político liderado pelo senador Antônio Carlos Magalhães (19272007), Otto Alencar é aliado ao PT desse 2010, quando foi eleito vice-governador de Jaques Wagner. Em 2014, foi eleito para o Senado com o apoio de Lula.

O passado político do senador não é considerad­o problema. Petistas destacam que Otto Alencar é cumpridor de acordos e a atuação firme na CPI da Covid contou pontos a favor do senador. Petistas dizem que a candidatur­a de Rui Costa ao Senado atenderia aos anseiosdeL­uladeforma­rbancada forte no Congresso.

O nome de Alencar para governo do estado ainda desataria o nó na articulaçã­o para atender os três partidos da base: PP, PSD e PT.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil