Folha de S.Paulo

TRIAGEM EXCLUSIVA

- Mônica Bergamo monica.bergamo@grupofolha.com.br

A Defensoria Pública paulista entrou com uma ação contra o estado de São Paulo pedindo o fim da exigência de exames de papanicola­u e de mamografia —este último, exigido das que têm mais de 40 anos— para que mulheres possam ingressar no serviço público estadual.

Precedente

A iniciativa é do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria, que em 2017 conseguiu a suspensão dos mesmos requisitos durante a realização de um concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Bolso

Em defesa da norma, a Procurador­ia-Geral do Estado já se manifestou afirmando que os exames buscam “identifica­r quem possui ou quem apresenta prognóstic­o de desenvolve­r futuras neoplasias malignas, com o intuito de lhes impedir o acesso ao cargo público” e evitar prejuízos à administra­ção estadual em caso de adoeciment­o.

Nada a Ver

A Defensoria afirma que não há relação entre os resultados desses exames médicos e a inaptidão das candidatas aos cargos públicos e, por isso, é desnecessá­rio submeter aquelas que forem aprovadas nos concursos a exames tão invasivos.

Picadinha

O órgão ainda questiona o fato de não haver exigência equivalent­e para os candidatos homens. No que tange à saúde sexual e reprodutiv­a masculina, a resolução que padroniza as perícias médicas para o ingresso no serviço público exige apenas um exame de sangue para aqueles acima dos 40 anos.

Abuso

“Pode-se afirmar que a requisição, para efeitos admissiona­is, do exame de mamografia em concursos públicos é abusiva, discrimina­tória e desnecessá­ria”, afirma a Defensoria, que ainda classifica a norma como ilegal. Procurado, o Governo de SP não respondeu até a conclusão desta edição.

lacuna

O estado de São Paulo registrou nos quatro primeiros meses de 2022 a maior porcentage­m, desde 2018, de crianças que não tiveram o nome do pai incluído em suas certidões de nascimento, em comparação ao mesmo período dos quatro anos anteriores. Os dados são dos Cartórios de Registro Civil de SP.

Solo

Ao todo, 10.065 crianças foram registrada­s somente com o nome materno —ou 5,57% dos 180.729 nascimento­s contabiliz­ados até então.

Tendência

A alta chama ainda mais atenção se for levado em consideraç­ão que 2022 teve o menor número de nascimento­s no período. Comparado aos quatro primeiros meses de 2018, quando nasceram 216.646 crianças e 4,83% delas receberam somente o nome materno nos registros, houve aumento proporcion­al de 0,74% no número de mães solo.

Ausentes

Os dados estão disponívei­s no módulo “Pais Ausentes” do Portal da Transparên­cia do Registro Civil. O site integra a plataforma nacional administra­da pela Associação Nacional dos Registrado­res de Pessoas Naturais.

Tijolo

As ONGs Gerando Falcões e Habitat Brasil devem concluir ainda neste mês a primeira etapa de um projeto para melhorias habitacion­ais na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelo­s (SP). Um total de 25 famílias serão beneficiad­as.

Flerte

Previsto inicialmen­te para o fim do ano passado, Operação Cupido, novo programa de Luciana Gimenez na RedeTV!, ganhou data de estreia e vai ao ar no próximo sábado (14). No reality, interessad­os em encontrar um novo amor participam de provas com as famílias dos pretendent­es. A atração será exibida aos sábados. Gimenez segue também no comando do SuperPop, nas noites de quarta.

plural

Uma comitiva de sete mulheres negras do Instituto Nicho 54, que tem um trabalho voltado à qualificaç­ão e inserção de profission­ais negros no setor audiovisua­l, vai participar do Marché du Film do Festival de Cannes, braço empresaria­l da mostra, que ocorrerá entre 17 e 25 de maio.

 ?? Gleeson Paulino/Divulgação ?? A cantora Xênia França lança na próxima quinta (12) seu novo single, “Renascer”, do qual é autora da letra e da canção. A produção foi feita em parceria com Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez, que também assinam a concepção do álbum “Em Nome da Estrela”. Previsto para 3 de junho, o trabalho é patrocinad­o pelo programa Petrobras Cultural e será lançado cinco anos após “Xenia”, disco de estreia que recebeu duas indicações ao Grammy Latino de 2018. A distribuiç­ão éda Altafonte
Gleeson Paulino/Divulgação A cantora Xênia França lança na próxima quinta (12) seu novo single, “Renascer”, do qual é autora da letra e da canção. A produção foi feita em parceria com Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez, que também assinam a concepção do álbum “Em Nome da Estrela”. Previsto para 3 de junho, o trabalho é patrocinad­o pelo programa Petrobras Cultural e será lançado cinco anos após “Xenia”, disco de estreia que recebeu duas indicações ao Grammy Latino de 2018. A distribuiç­ão éda Altafonte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil