Folha de S.Paulo

Lula e Bolsonaro: cabos eleitorais

- Bruno Boghossian

As largas fatias do eleitorado conquistad­as por Lula e Jair Bolsonaro se tornaram um ativo importante para os aliados da dupla nos estados. Apesar da impressão de jogo jogado na corrida presidenci­al, as disputas para governador ganharam um grande potencial de reviravolt­as.

O cenário favorece uma aposta em Lula e Bolsonaro como cabos eleitorais nas corridas dos estados. Os números estão em pesquisas realizadas pela Quaest em São Paulo, Minas Gerais, Rio e Bahia —que reúnem quase metade dos votos do país.

Na eleição paulista, Bolsonaro aparece como um padrinho poderoso para Tarcísio de Freitas (Republican­os). Quando o apoio do presidente é citado, o ex-ministro salta de 14% para 28%. No caso de Fernando Haddad (PT), a situação é diferente: o petista marca 39% com ou sem o apoio de Lula, uma vez que já existe uma identifica­ção alta entre os dois.

Lula demonstra capacidade para mexer no jogo em Minas. Na disputa pelo governo, Alexandre Kalil (PSD) passa de 30% para 43% quando é citado ao lado do petista, superando Romeu Zema (Novo). O atual governador, que pegou carona em Bolsonaro para vencer em 2018, perde quase metade de seus votos se aparece descolado do presidente.

No Rio, o governador Cláudio Castro (PL) antecipou o esforço para se vincular a Bolsonaro e colheu alguns frutos. Mesmo sem ter o nome citado com o presidente, ele lidera o primeiro turno e aparece 11 pontos à frente de Marcelo Freixo (PSB) no segundo. Quando os presidenci­áveis entram em campo, o quadro muda. Num embate direto, Freixo tem 40% com o apoio de Lula, contra 37% de Castro ao lado de Bolsonaro.

A Bahia é outro exemplo da conexão esperada entre a eleição nacional e as disputas estaduais. Quem domina a corrida, com 67% dos votos, é ACM Neto (União Brasil), lançado como candidato independen­te. Ele perde 20 desses pontos com a chegada de Lula e Bolsonaro: entre as mudanças, Jerônimo Rodrigues (PT) vai de 6% para 34%, e o bolsonaris­ta João Roma, de 5% para 10%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil